Dissertação

Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais

De uma maneira geral, as Ciências estão interligadas desde as suas origens, uma vez que as ciências naturais se originam da Filosofia Natural e esta da Filosofia. Dentro desse contexto, o surgimento do novo campo interdisciplinar das Ciências Ambientais, nos remete à reflexão sobre a interligação...

ver descrição completa

Autor principal: Vieira, Antonio Jadson Gomes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8121743530832502
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8482
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8482
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84822021-10-05T05:03:31Z Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais Vieira, Antonio Jadson Gomes Pereira, Henrique dos Santos http://lattes.cnpq.br/8121743530832502 http://lattes.cnpq.br/1352117560279931 Carvalho , Helotonio http://lattes.cnpq.br/3267843405581248 Schropfer, Edivania dos Santos http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Física - Experiências Mecânica - Experiências CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Mecânica Experimentos Práticas Ensino De uma maneira geral, as Ciências estão interligadas desde as suas origens, uma vez que as ciências naturais se originam da Filosofia Natural e esta da Filosofia. Dentro desse contexto, o surgimento do novo campo interdisciplinar das Ciências Ambientais, nos remete à reflexão sobre a interligação que existe entre as partes, fazendo-nos lembrar que como espécie somos uma parte de um todo. Assim, buscou-se contextualizar o Ensino de Física, mais especificamente da Mecânica, no Ensino das Ciências Ambientais. Este trabalho teve por objetivo elaborar roteiros pedagógicos baseados no emprego de materiais didáticos de baixo custo para o ensino de física em uma perspectiva interdisciplinar, contextualizando-se seus conceitos nos saberes ambientais, de modo a propiciar o entendimento dos fenômenos associados à cultura, utilizando-se a prática como ferramenta motivadora para o aprendizado das Ciências Ambientais. A pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica baseada em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A pesquisa-ação foi conduzida durante o desenvolvimento de experimentos em que o professor/pesquisador representou uma situação real a ser investigada, propondo uma atividade participativa e colaborativa para ser aplicada para alunos do 1° ano dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio do IFAM/CSGC. Como resultado chegou-se a duas propostas de prática contextualizada e na produção de Manual dos Experimentos. Os fenômenos explorados foram os de queda livre e de lançamento de projéteis, utilizando-se como elemento integrador elementos da realidade cultural e ambiental dos discentes: a queda de frutos de espécies nativas contextualizou o primeiro experimento. No segundo, foi trazido o lançamento de dardos impulsionados pelo sopro da zarabatana, um utensílio milenar e tradicional de povos indígenas em todo o planeta, inclusive entre as etnias da região do Alto Rio Negro, onde localiza-se o município de São Gabriel da Cachoeira. Pretende-se que o manual produzido se torne um instrumento de auxílio no ensino da mecânica, que auxilie professores da região amazônica em suas aulas de modo a facilitar a compreensão da Cinemática Escalar de estudantes da disciplina de Física do Ensino Médio, podendo ser reproduzido, aperfeiçoado ou servir de base para futuras práticas em sala de aula. Sciences are interconnected since their origins since natural sciences originate from Natural Philosophy and this one from Philosophy. Within this context, the emergence of the new interdisciplinary field of Environmental Sciences leads us to reflect on the interconnection that exists between the parts, reminding us that as a species we are a part of a whole. Thus, we sought to contextualize the Teaching of Physics, more specifically Mechanics, in the Teaching of Environmental Sciences. This work aimed to develop pedagogical scripts based on the use of low-cost teaching materials for the teaching of physics in an interdisciplinary perspective, contextualizing its concepts in environmental knowledge, to provide an understanding of the phenomena associated with culture, using practice as motivating tool for learning the Natural Sciences. The research was characterized as a qualitative approach, with a descriptive and analytical purpose based on bibliographic, documentary and action research. The action research was conducted during the development of experiments in which the teacher/researcher represented a real situation to be investigated, proposing a participatory and collaborative activity to be applied to 1st year students of technical courses in Agriculture, Informatics, and Integrated Administration to IFAM/CSGC High School. As a result, two proposals for contextualized practice and the production of Manual of Experiments were reached. The phenomena explored were those of free fall and projectile launching, using elements of the cultural and environmental reality of the students as an integrating element: the fall of fruits of native species contextualized the first experiment. In the second, the throwing of darts propelled by the blow of the blowgun was brought, an ancient and traditional tool of indigenous peoples all over the planet, including among the ethnic groups of the Alto Rio Negro region, where the municipality of São Gabriel da Cachoeira is located. It is intended that the manual produced becomes an aid instrument in the teaching of mechanics, which helps teachers from the Amazon region in their classes to facilitate the understanding of Scalar Kinematics by students in the discipline of Physics of High School, which can be reproduced, improved, or serve as a basis for future classroom practices. 2021-10-05T01:35:53Z 2021-06-29 Dissertação VIEIRA, Antonio Jadson Gomes. Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8482 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Física - Experiências
Mecânica - Experiências
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Mecânica
Experimentos
Práticas
Ensino
spellingShingle Física - Experiências
Mecânica - Experiências
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Mecânica
Experimentos
Práticas
Ensino
Vieira, Antonio Jadson Gomes
Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
topic_facet Física - Experiências
Mecânica - Experiências
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Mecânica
Experimentos
Práticas
Ensino
description De uma maneira geral, as Ciências estão interligadas desde as suas origens, uma vez que as ciências naturais se originam da Filosofia Natural e esta da Filosofia. Dentro desse contexto, o surgimento do novo campo interdisciplinar das Ciências Ambientais, nos remete à reflexão sobre a interligação que existe entre as partes, fazendo-nos lembrar que como espécie somos uma parte de um todo. Assim, buscou-se contextualizar o Ensino de Física, mais especificamente da Mecânica, no Ensino das Ciências Ambientais. Este trabalho teve por objetivo elaborar roteiros pedagógicos baseados no emprego de materiais didáticos de baixo custo para o ensino de física em uma perspectiva interdisciplinar, contextualizando-se seus conceitos nos saberes ambientais, de modo a propiciar o entendimento dos fenômenos associados à cultura, utilizando-se a prática como ferramenta motivadora para o aprendizado das Ciências Ambientais. A pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva analítica baseada em pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A pesquisa-ação foi conduzida durante o desenvolvimento de experimentos em que o professor/pesquisador representou uma situação real a ser investigada, propondo uma atividade participativa e colaborativa para ser aplicada para alunos do 1° ano dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio do IFAM/CSGC. Como resultado chegou-se a duas propostas de prática contextualizada e na produção de Manual dos Experimentos. Os fenômenos explorados foram os de queda livre e de lançamento de projéteis, utilizando-se como elemento integrador elementos da realidade cultural e ambiental dos discentes: a queda de frutos de espécies nativas contextualizou o primeiro experimento. No segundo, foi trazido o lançamento de dardos impulsionados pelo sopro da zarabatana, um utensílio milenar e tradicional de povos indígenas em todo o planeta, inclusive entre as etnias da região do Alto Rio Negro, onde localiza-se o município de São Gabriel da Cachoeira. Pretende-se que o manual produzido se torne um instrumento de auxílio no ensino da mecânica, que auxilie professores da região amazônica em suas aulas de modo a facilitar a compreensão da Cinemática Escalar de estudantes da disciplina de Física do Ensino Médio, podendo ser reproduzido, aperfeiçoado ou servir de base para futuras práticas em sala de aula.
author_additional Pereira, Henrique dos Santos
author_additionalStr Pereira, Henrique dos Santos
format Dissertação
author Vieira, Antonio Jadson Gomes
author2 http://lattes.cnpq.br/8121743530832502
author2Str http://lattes.cnpq.br/8121743530832502
title Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
title_short Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
title_full Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
title_fullStr Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
title_full_unstemmed Práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
title_sort práticas motivadoras para a aprendizagem da mecânica para estudantes do ensino médio, contextualizadas no ensino das ciências ambientais
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8482
_version_ 1781302656871956480
score 11.653393