Dissertação

Planejamento de PD&I: um estudo sobre o perfil inovador das empresas beneficiárias da lei de informática da Zona Franca de Manaus

Diante das inúmeras possibilidades de investimento em PD&I decorrentes dos incentivos fiscais da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), da importância de estudos prospectivos de análise de futuro e estratégia de Corporate Venturing para o planejamento de PD&I das empresas, com intuito de...

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Autor principal: Bezerra, Taynara Tenório Cavalcante
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0041341157950723, https://orcid.org/ 0000-0001-5553-741X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8526
Resumo:
Diante das inúmeras possibilidades de investimento em PD&I decorrentes dos incentivos fiscais da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), da importância de estudos prospectivos de análise de futuro e estratégia de Corporate Venturing para o planejamento de PD&I das empresas, com intuito de apoiar à tomada de decisão dos gestores, esse estudo se propõe a identificar o processo de planejamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas empresas de bens de Tecnologia da Informação e Comunicação da ZFM que recebem e executam projetos no âmbito da Lei de Informática, nas perspectivas de prospecção tecnológica e de formatos de Corporate Venturing para empresas. O objetivo geral (OG) da pesquisa é analisar a relação entre o perfil inovador das empresas beneficiarias da Lei de Informática Zona Franca de Manaus (ZFM) e seu planejamento de PD&I. Para o alcance do objetivo geral, a pesquisa perseguiu os seguintes objetivos específicos: OE1 - Mapear ferramentas e metodologias para planejamento de PD&I nas perspectivas: Prospecção Tecnológica e Estratégias de Corporate Venturing; OE2 - Identificar o perfil inovador da empresa e o uso de métodos de prospecção tecnológica e de Corporate Venturing para o planejamento de ações de PD&I na Lei de Informática da ZFM; OE3 - Analisar a maturidade do planejamento de PD&I nas perspectivas formalização e importância estratégica dos métodos. Metodologicamente, foi realizada a análise documental dos formulários dos Planos de PD&I das empresas participantes do Teste Piloto da Nova Metodologia de avaliação de PD&I, na qual possibilitou a identificação dos elementos que são inerentes ao processo de Planejamento de PD&I das empresas e o perfil inovador das empresas que investem na Lei nº 8.387/1991, tais como: gestão de PD&I, qualificação da equipe, obrigação de investimento em PD&I, tipos de produtos incentivados e suas etapas produtivas, identificação de técnicas e métodos de Planejamento de PD&I nas perspectivas de prospecção tecnológica e estratégias de Corporate Venturing, identificação da maturidade das técnicas e métodos na formalização e importância estratégica em PD&I e as estratégias de investimento em PD&I. O produto dessa etapa orientou a elaboração de diversas categorias de análise utilizadas nessa pesquisa. Os resultados apontam para um planejamento de PD&I ainda pouco sistematizado e estruturado em termos de métodos prospectivos e Corporate Venturing. Tendo como principais métodos utilizados de criatividade e descritivos e baixa utilização de métodos voltados para Corporate Venturing. Sendo sua estratégia de PD&I direcionada para melhoria de processo produtivo e atualização tecnológica para manter competitividade no mercado.