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Dissertação
Tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas
Este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa para orientação dos pacientes em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de conteúdo e aparência de uma tecnologia educacional, em formato de cartilh...
Autor principal: | Caciano, Kelly Regina Pires da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9259191383944160, https://orcid.org/0000-0002-8451-4177 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8539 |
Resumo: |
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Este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educativa para orientação
dos pacientes em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Trata-se de um estudo
metodológico para construção e validação de conteúdo e aparência de uma tecnologia
educacional, em formato de cartilha, para orientação de pacientes em pré-operatório imediato
de cirurgias eletivas. Optou-se neste estudo pelo quantitativo de 13 juízes, destes dez juízes
especialistas da área da de saúde, sendo dois médicos anestesiologistas, oito enfermeiros. E
três juízes-especialistas fora da área de saúde: sendo um professor de letras, um pedagogo e
um designer gráfico. Quanto ao público-alvo, este corresponderam a 20 pacientes em regime
de internação em pré operatório de cirurgia eletiva, selecionados de forma aleatória. Para o
desenvolvimento deste estudo, optou-se por seguir três fases: Primeira fase - A elaboração da
cartilha se deu após realizar uma revisão integrativa da literatura, buscando informações
pertinentes e fundamentadas para orientações aos pacientes em pré-operatório em bases de
dados tais como BVS, Scielo e PubMed. Segunda fase: A cartilha (primeira versão) foi
entregue aos juízes-especialistas para validação do seu conteúdo, aparência, estrutura,
objetivo, relevância e apontaram as alterações que julgaram necessárias, posteriormente, os
dados foram analisados estatisticamente; as recomendações que sugeriram mudanças foram
todas analisadas e acatadas no que estava pertinente. Como os dados estatísticos
demonstraram um nível de concordância entre as respostas dos juízes de 93,35%, inferindo
que o instrumento estava pertinente, a cartilha foi readequada, sem necessidade de ser
submetido a uma nova avaliação dos peritos. Terceira fase: Após a validação por parte dos
juízes-especialistas, a cartilha foi avaliada pelo público-alvo. Que foram convidados
verbalmente na unidade de internação onde foi entregue pessoalmente um instrumento de
avaliação com perguntas fechadas quanto ao objetivo, organização, estilo da escrita,
aparência, motivação e apontaram as alterações que julgaram necessárias. Após o
recolhimento e quantificação dos dados, obteve-se um percentual de concordância acima
99,8%. Foi construida uma tecnologia que proporciona orientação, previne complicações e
promove autonomia e confiança ao paciente. Além de esta contribuindo no meio cientifico
com a construção e validação de uma tecnologia educacional e atuando como suporte nas
ações educativas da equipe interdisciplinar com uma cartilha educativa válida e confiável, de
modo a conferir maior confiabilidade no processo educativo em saúde. |