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Dissertação
Entre banzeiros do Rio Negro: os saberes socioculturais no contexto da Educação Física escolar ribeirinha
Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no context...
Autor principal: | Santa Brígida, Alexsander Luiz Braga |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4011847091198810, https://orcid.org/0000-0002-6110-4773 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8540 |
Resumo: |
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Esta dissertação versa trazer uma reflexão crítica e investigativa acerca dos saberes
socioculturais tradicionais ribeirinhos e a sua relação com as aulas de Educação
Física em escolas rurais ribeirinhas. Diante de todos os desafios que cerca a
Educação do Campo e a Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia, visando
uma educação de qualidade e que ofereça condições dignas de estudos para o povo
tradicional ribeirinho, abordamos a nossa problemática de investigação: Como se dá
o processo de construção dos saberes socioculturais ribeirinhos nas aulas de
Educação Física em escolas da região do Rio Negro - Manaus/AM? Com base na
problemática central, este estudo tem como objetivo geral analisar os processos de
construção de saberes socioculturais ribeirinhos em escolas localizadas na região do
Rio Negro - Manaus/AM. O estudo fundamentou-se em autores que discutem a
questão da Educação Ribeirinha na Amazônia, práticas socioculturais e Educação
Física Escolar, além da base documental como a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação - LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Escolar
Municipal da Cidade de Manaus. A metodologia adotada neste estudo foi de
natureza qualitativa, onde a pesquisa de campo foi dividida em dois momentos para
a busca da coleta de dados: observação participante nas aulas de Educação Física
em uma escola Ribeirinha da Comunidade Agrovila – Rio Negro/Manaus, e na
entrevista semiestruturada com nove sujeitos que são professores de Educação
Física da zona ribeirinha do Rio Negro, Manaus/AM. Sendo assim, foi possível
constatar que os saberes socioculturais estão presentes na realidade das aulas de
Educação Física das escolas ribeirinhas pesquisadas de maneira direta e também
indiretamente. Fazem-se necessárias políticas públicas educacionais de adequação
curricular que de fato tenham enfoque nos saberes socioculturais tradicionais
ribeirinhos e que seja voltado de modo participativo e de valorização para esses
saberes, onde a Educação Física Escolar atue de modo atrelado a esses saberes e
os saberes produzidos neste componente curricular. Os resultados obtidos apontam
a necessidade também de estrutura física e materiais pedagógicos adequados, além
de formação continuada que envolva de fato a Educação Física escolar no meio
ribeirinho e os saberes socioculturais locais. Assim poderemos avançar na luta por
uma educação de qualidade na Amazônia atrelando ao conhecimento científico da
Educação Física Escolar nesta região. |