Dissertação

Educação e saberes tradicionais quilombolas: um estudo sobre as práticas educativas na Escola Municipal Jaú Tambor - Novo Airão/AM

O presente estudo emergiu da seguinte inquietação: a escola da comunidade do Tambor do município de Novo Airão, estado do Amazonas, vem incorporando os saberes quilombolas em suas práticas educativas como forma de fortalecimento identitário e cultural? Para responder a ela, traçou-se como objetivo c...

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Autor principal: Pereira, Laura Belém
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6198730969570738, https://orcid.org/0000-0002-5830-0255
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8542
Resumo:
O presente estudo emergiu da seguinte inquietação: a escola da comunidade do Tambor do município de Novo Airão, estado do Amazonas, vem incorporando os saberes quilombolas em suas práticas educativas como forma de fortalecimento identitário e cultural? Para responder a ela, traçou-se como objetivo central: verificar se os saberes tradicionais quilombolas vêm sendo incorporados nas práticas educacionais na escola da comunidade do Jaú Tambor, do município de Novo Airão – AM, como forma de fortalecimento identitário e cultural. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) averiguar o que apontam os estudos e os documentos sobre a educação escolar e os saberes tradicionais quilombolas; b) investigar o fazer pedagógico dos docentes e sua interface com os saberes tradicionais quilombolas na comunidade do Jaú Tambor; c) identificar se a educação desenvolvida na Escola Municipal Jaú Tambor tem possibilitado o fortalecimento identitário e cultural do povo quilombola da referida comunidade. A pesquisa encontra-se fundamentada nos escritos de Costa (2011), Araújo (2019); Farias Junior (2013); Ferreira (2020); Moura (1988), Silva, Florêncio e Pederiva (2019); Siqueira (2017); Ranciaro (2016); Rocha (2019); Almeida (2010), entre outros, bem como em documentos legais que tratam da temática abordada. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada no método etnográfico. O primeiro objetivo específico desta pesquisa foi alcançado por meio da pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se para isso o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da CAPES. Assim, foi realizado um levantamento de pesquisas outrora realizadas, e artigos científicos de periódicos que tratavam de pesquisas desenvolvidas sobre os povos quilombolas, considerando sua identidade, história e os processos educacionais institucionalizados no contexto brasileiro e amazônico. O segundo e o terceiro objetivos específicos foram alcançados por meio da pesquisa etnográfica no quilombo do Tambor. Participaram do estudo 3 professores e 5 estudantes da escola Municipal Jaú Tambor. Os resultados da pesquisa apontam que os saberes tradicionais quilombolas são incorporados parcialmente nas práticas educativas da escola estudada. Concluímos que os saberes tradicionais quilombolas estão em uma relação étnica com os saberes indígenas no quilombo do Tambor e que ambos marcam a identidade deste povo. Portanto, os processos educativos devem considerar os saberes das duas etnias no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, visando ao fortalecimento dessas identidades socioculturais.