Dissertação

Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão

Ao refletirmos sobre o direito de todos à educação, notamos muitos fatores positivos e negativos quanto ao seu cumprimento, principalmente no contexto escolar quanto à inclusão do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nosso objetivo...

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Autor principal: Silva, Geane das Chagas
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1696684796673433, https://orcid.org/0000-0002-1454-9964
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85622021-12-01T05:03:28Z Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão Silva, Geane das Chagas Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/1696684796673433 http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Sardagna, Helena Venites http://lattes.cnpq.br/9511673574557184 Cavalcante, Eleny Brandão http://lattes.cnpq.br/1141653940885751 https://orcid.org/0000-0002-1454-9964 Educação inclusiva - Manacapuru (AM) Educação especial - Manacapuru (AM) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Perspectiva docente Educação especial Educação inclusiva Amazônia Ao refletirmos sobre o direito de todos à educação, notamos muitos fatores positivos e negativos quanto ao seu cumprimento, principalmente no contexto escolar quanto à inclusão do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nosso objetivo foi conhecer a perspectiva docente quanto à inclusão, considerando os aspectos pedagógicos e arquitetônicos no contexto escolar. A pesquisa caracterizou-se como de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa na coleta dos dados e foi realizada em quatro escolas do município de Manacapuru/AM. Participaram 12 docentes do Ensino Fundamental (EF) anos finais, das seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa, contando com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise dos dados, emergindo quatro categorias: I) aspectos pedagógicos, distribuída em quatro subcategorias – 1) adaptações curriculares, 2) salas de recursos multifuncionais (SRM), 3) recursos pedagógicos e 4) quantidade de alunos por turma; II) formação docente; III) garantia de direitos; e IV) aspectos arquitetônicos escolares. Concluímos que a escola precisa se reestruturar para atender as determinações legais quanto à inclusão, mesmo que os docentes procurem alternativas que venham favorecer o processo pedagógico, ainda são necessários ajustes com relação a disponibilização de formação, de recursos pedagógicos, a readequação numérica dos alunos, a garantia de acessibilidade e a implantação dos serviços do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em mais instituições. Diante disso, é necessário um olhar atento à organização interna escolar, para que possa assegurar a aprendizagem nos princípios da inclusão considerando as diferenças. When reflecting on everyone´s right to education, we notice many positive and negative factors regarding its fulfillment, especially in the school context regarding the inclusion of students with disabilities, pervasive developmental disorders (PDD) and high abilities or giftedness. Or objective was to understand the teaching perspective regarding inclusion, considering the pedagogical and architectural aspects in the school context. The research was characterized as descriptive in nature with a qualitative approach in data collection and was carried out in four schools in the city of Manacapuru/Am. Twelve teachers from the final Years of Elementary School (EF) participated in the following subjects: Mathematics, Portuguese Language, Physical Educantion and Science. As a data collection instrument, we used the narrative interview, relying on the Discursive Textual Analysis (ATD) in the data analysis, emerging four categories: i) pedagogical aspects, distributed into four subcategories – 1) curricular adaptations, 2) resource rooms multifunctional (SRM), 3) pedagogical resources and 4) number of students per class; ii) teacher training; iii) guarantee of rights; and iv) school architectural aspects. We concluded that the school needs to restructure to meet the legal requirements regarding inclusion, even if teachers look for alternatives that will favor the pedagogical process, adjustments are still needed regarding the provision of training, pedagogical resources, the numerical readjusment of students, the guarantee of accessibility and the implementation of Specialized Educational Services (AEE) in more institutions. Therefore, it is necessary to look carefully at the internal school organization, so that it can ensure learning in the principles of inclusion considering the differences. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior SEDUC - Secretaria de Estado da Educação e Desporto Foi bem tranquilo, o único problema foi que msg automática foi para spam. Não 2021-11-30T17:45:07Z 2021-09-03 Dissertação SILVA, Geane das Chagas. Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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