Tese

O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições

A pesquisa teve o objetivo de analisar o trabalho ribeirinho (produzido nos espaços terra, água e floresta) e seu princípio educativo e as convergências e contradições com as práticas educativas da escola da comunidade São Miguel. O estudo foi realizado na comunidade ribeirinha São Miguel do Municíp...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Oderlene Bráulio da
Outros Autores: CV:http://lattes.cnpq.br/5446984670745528
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8573
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8573
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85732021-12-08T05:03:43Z O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições Silva, Oderlene Bráulio da Mourão, Arminda Rachel Botelho CV:http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Ghedin, Evandro Luiz Borges, Heloísa da Silva Carmo, Eraldo Souza do CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS Trabalho e educação Campesinato Capitalismo Comunidade e escola ribeirinha Work and education Peasantry Capitalism Riverside community and school A pesquisa teve o objetivo de analisar o trabalho ribeirinho (produzido nos espaços terra, água e floresta) e seu princípio educativo e as convergências e contradições com as práticas educativas da escola da comunidade São Miguel. O estudo foi realizado na comunidade ribeirinha São Miguel do Município de Benjamin Constant situado na Mesorregião do Alto Solimões- AM e envolveu os moradores (crianças, adolescentes, adultos e idosos) inseridos nas atividades produtivas (agricultura, pesca e extrativismo vegetal) da comunidade, os docentes da escola da comunidade e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Para o alcance do objetivo da investigação foi desenvolvida uma pesquisa de campo a partir do materialismo histórico- dialético e das técnicas: levantamento bibliográfico, observação participante, entrevista semi-estruturada e análise de documentos. As discussões e análises foram fundamentadas nos estudos de Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Pistrak, dentre outros teóricos da sociologia marxista. O resultado do estudo foi que o trabalho na comunidade, realizado na terra, na água e na floresta, é tido como forma de manutenção do coletivo familiar/social e como princípio educativo que possui uma pedagogia própria, possibilitadora da transmissão-assimilação ativa de saberes, atitudes e práticas. Porém, o estudo também evidenciou que o trabalho e seu princípio educativo é negado no currículo e na prática educativa da Escola São Miguel. Portanto, a pesquisa possibilitou a compreensão da formação humana dos sujeitos ribeirinhos amazônicos, oriunda dos espaços comunidade e escola, demonstrando que o trabalho produtivo configura-se como princípio educativo, mesmo frente aos desafios impostos pelo capitalismo excludente que orienta as bases das políticas educacionais e impulsiona a escola a desenvolver práticas educativas desvinculadas da realidade da comunidade. The research aimed to analyze the riverside work (produced in land, water and forest) and its educational principle and the convergences and contradictions with the educational practices of the school in the São Miguel community. The study was carried out in the riverside community of São Miguel in the municipality of Benjamin Constant located in the Mesoregion of Alto Solimões-AM and involved residents (children, teenagers, adults and elderly) involved in the productive activities (agriculture, fishing and plant extraction) of the community, the community school teachers and the pedagogical team of the Municipal Department of Education. To reach the objective of the investigation, a field research was developed from the historical-dialectical materialism and techniques: bibliographic survey, participant observation, semi-structured interview and document analysis. Discussions and analyzes were based on studies by Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Pistrak, among other theorists of Marxist sociology. The result of the study was that work in the community, carried out on land, in water and in the forest, is seen as a way of maintaining the family/social collective and as an educational principle that has its own pedagogy, enabling the active transmission-assimilation of knowledge , attitudes and practices. However, the study also showed that work and its educational principle are denied in the curriculum and educational practice of Escola São Miguel. Therefore, the research made it possible to understand the human formation of Amazonian riverine subjects, coming from the community and school spaces, demonstrating that productive work is configured as an educational principle, even in the face of the challenges imposed by the exclusionary capitalism that guides the bases of educational policies and encourages the school to develop educational practices disconnected from the reality of the community. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas nenhuma dificuldade Vale informar que a Capes é financiadora do PPGE e que recebi bolsa no período de 01/08 de 2018 a 28.04.2021 da Fapeam 2021-12-07T19:17:40Z 2021-05-28 Tese SILVA, Oderlene Bráulio da. O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições. 2021. 396 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8573 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
Trabalho e educação
Campesinato
Capitalismo
Comunidade e escola ribeirinha
Work and education
Peasantry
Capitalism
Riverside community and school
spellingShingle CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
Trabalho e educação
Campesinato
Capitalismo
Comunidade e escola ribeirinha
Work and education
Peasantry
Capitalism
Riverside community and school
Silva, Oderlene Bráulio da
O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
topic_facet CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
Trabalho e educação
Campesinato
Capitalismo
Comunidade e escola ribeirinha
Work and education
Peasantry
Capitalism
Riverside community and school
description A pesquisa teve o objetivo de analisar o trabalho ribeirinho (produzido nos espaços terra, água e floresta) e seu princípio educativo e as convergências e contradições com as práticas educativas da escola da comunidade São Miguel. O estudo foi realizado na comunidade ribeirinha São Miguel do Município de Benjamin Constant situado na Mesorregião do Alto Solimões- AM e envolveu os moradores (crianças, adolescentes, adultos e idosos) inseridos nas atividades produtivas (agricultura, pesca e extrativismo vegetal) da comunidade, os docentes da escola da comunidade e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Para o alcance do objetivo da investigação foi desenvolvida uma pesquisa de campo a partir do materialismo histórico- dialético e das técnicas: levantamento bibliográfico, observação participante, entrevista semi-estruturada e análise de documentos. As discussões e análises foram fundamentadas nos estudos de Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Pistrak, dentre outros teóricos da sociologia marxista. O resultado do estudo foi que o trabalho na comunidade, realizado na terra, na água e na floresta, é tido como forma de manutenção do coletivo familiar/social e como princípio educativo que possui uma pedagogia própria, possibilitadora da transmissão-assimilação ativa de saberes, atitudes e práticas. Porém, o estudo também evidenciou que o trabalho e seu princípio educativo é negado no currículo e na prática educativa da Escola São Miguel. Portanto, a pesquisa possibilitou a compreensão da formação humana dos sujeitos ribeirinhos amazônicos, oriunda dos espaços comunidade e escola, demonstrando que o trabalho produtivo configura-se como princípio educativo, mesmo frente aos desafios impostos pelo capitalismo excludente que orienta as bases das políticas educacionais e impulsiona a escola a desenvolver práticas educativas desvinculadas da realidade da comunidade.
author_additional Mourão, Arminda Rachel Botelho
author_additionalStr Mourão, Arminda Rachel Botelho
format Tese
author Silva, Oderlene Bráulio da
author2 CV:http://lattes.cnpq.br/5446984670745528
author2Str CV:http://lattes.cnpq.br/5446984670745528
title O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
title_short O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
title_full O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
title_fullStr O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
title_full_unstemmed O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
title_sort o princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8573
_version_ 1831970015618793472
score 11.753735