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Dissertação
Ensino e aprendizagem de eletromagnetismo por meio da compreensão dos fenômenos físicos
Este trabalho tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino e aprendizagem de Eletromagnetismo baseada na exploração e compreensão dos fenômenos físicos adequada a construção do conhecimento dos conceitos. O referencial teórico é epistemologia genética do psicólogo suíço Jean Piaget e a est...
Autor principal: | Silva, Jardson Braz da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3055452565666947 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8578 |
Resumo: |
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Este trabalho tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino e aprendizagem de
Eletromagnetismo baseada na exploração e compreensão dos fenômenos físicos adequada a
construção do conhecimento dos conceitos. O referencial teórico é epistemologia genética do
psicólogo suíço Jean Piaget e a estratégia conta com o uso de um sistema de automação que
reproduz o funcionamento de um semáforo inteligente, de uma lombada eletrônica e de uma
cancela de estacionamento. Esse aparato, controlado por um microcontrolador de baixo custo,
utiliza uma bobina, percorrida por uma corrente elétrica, como sensor. É justamente o
funcionamento desse sensor que estabelece o contato do estudante com uma manifestação
de um fenômeno do eletromagnetismo. A proposta é uma sequência didática experimental
investigativa por meio remoto com a utilização desse aparato tecnológico dos
microcontroladores de baixo custo. Em equipe os participantes, 25 estudantes de duas turmas
de licenciatura em Física de uma universidade pública em Manaus, planejaram e verificaram
o funcionamento dos sistemas. Foram utilizados dois instrumentos para a avaliação da
estratégia, e consequentemente da aprendizagem dos participantes. O primeira foi um teste
conceitual com 32 questões, aplicado antes e depois das atividades, e o segundo foi uma
análise de conteúdo com contagem da frequência de categorias e rubricas que denotam a
qualidade, com relação a adequação aos conceitos estudados, dos textos escritos e da
produção oral dos participantes durante a aplicação do trabalho. Para o primeiro instrumento
houve um incremento de 10,7% de acertos na última aplicação com relação a primeira, o que
indica uma baixa melhora e que a estratégia teve baixo impacto, ou seja, pouca evolução no
conhecimento sobre os conceitos. Para o segundo instrumento a rubrica nomeada “adequada”
aumentou significativamente à medida que as atividades avançavam. Isso significa que os
textos estavam mais adequados aos conceitos depois de cada atividade da sequência
didática. Como os dois resultados não são convergentes, o entendimento é que a estratégia
aplicada carece de aprimoramentos. |