Dissertação

Crianças com deficiência de zero a três anos: dimensões legais, políticas e teóricas na Secretaria Municipal de Educação De Manaus

A dissertação que ora apresentamos teve como objetivo geral analisar o contexto legal, político e teórico do atendimento às crianças com deficiência na faixa etária de 0 a 3 anos, realizado na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. No intuito de responder a esse objetivo, foram traçados três ob...

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Autor principal: Chaves, Natália dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8842131767562242, https://orcid.org/0000-0003-1758-042X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8657
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-86572022-02-01T05:03:29Z Crianças com deficiência de zero a três anos: dimensões legais, políticas e teóricas na Secretaria Municipal de Educação De Manaus Children with disabilities from zero to three years: legal, political and theoretical dimensions in the Municipal Education Secretariat of Manaus Chaves, Natália dos Santos Matos, Maria Almerinda de Souza http://lattes.cnpq.br/8842131767562242 http://lattes.cnpq.br/5590755531194676 Justamand, Michel http://lattes.cnpq.br/7981122122060818 Fernandes, Wânia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 https://orcid.org/0000-0003-1758-042X Educação inclusiva - Manaus (AM) Educação especial - Manaus (AM) CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Educação Especial Estimulação Precoce Políticas educacionais inclusivas A dissertação que ora apresentamos teve como objetivo geral analisar o contexto legal, político e teórico do atendimento às crianças com deficiência na faixa etária de 0 a 3 anos, realizado na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. No intuito de responder a esse objetivo, foram traçados três objetivos específicos. Compreender as dimensões legais, políticas e teóricas, além das diretrizes, para os atendimentos educacionais das crianças com deficiência na faixa etária de zero a três anos. Averiguar o sexo, a idade cronológica, a classificação de deficiência, o quantitativo e a zona distrital das crianças com deficiência de zero a três anos matriculadas na rede Municipal de Educação no período de 2019 a 2020. Identificar os subsídios teóricos e as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação de Manaus para o atendimento educacional às crianças com deficiências de zero a três anos. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa, o método de abordagem fundamenta-se epistemologicamente na Dialética e na Pedagogia Histórico-crítica. Como procedimentos para coleta de dados, optamos pela análise documental, pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Apresentamos neste trabalho os resultados finais da pesquisa, onde buscamos responder aos objetivos propostos e às questões norteadoras deste estudo. Os resultados apontam que a educação das crianças com deficiência de zero a três anos é um direito assegurado direta ou indiretamente nas leis, políticas e decretos nacionais e também em documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Também revelam que, embora muito se tenha avançado em termos de legalidade, muito ainda precisamos avançar em termos de efetivação da inclusão de crianças com deficiência de 0 a 3 anos em Manaus. Isso, em decorrência do inexpressivo número de matrículas dessas crianças na rede municipal de educação, grupo composto em sua maioria por uma população de meninos, na faixa etária dos três anos, com queixas de autismo infantil, grande parte destes matriculados em escolas da Divisão Sul da SEMED/Manaus. Diante dos dados analisados nesta pesquisa, pode-se verificar que, na busca de uma educação para as crianças com deficiência, fica evidente que a relação dialética inclusão/exclusão perpassa a realidade da Educação Especial na rede municipal de Manaus, indicando, assim, o inexpressivo impacto na oferta dos serviços de Estimulação Precoce. The dissertation that we present here had as a general objective to analyze the legal, political and theoretical context of the attendance of children with disabilities in the age group of 0 to 3 years old carried out in the Municipal Education Department of Manaus. In order to respond to this objective, three specific objectives were outlined. understand the legal, political and theoretical dimensions, besides the guidelines for educational assistance to children with disabilities in the age group from 0 to 3 years old. To check, gender, chronological age, classification of disability, quantitative, district zone of children with disabilities from 0 to 3 years old enrolled in the Municipal Education network in the period 2019 to 2020. Identify the theoretical support and guidelines of the Municipal Education Department of Manaus for the educational assistance of children with disabilities from 0 to 3 years old. Characterized by the qualitative approach, the method of approach is epistemologically based on Dialectics and Historical-Critical Pedagogy. As procedures for data collection, we opted for document analysis, bibliographical research and field study. In this work, we present the final results of the research, where we seek to respond to the proposed objectives and guiding questions of this study. The results show that the education of children with disabilities from 0 to 3 years of age is a right guaranteed directly or indirectly, in national laws, policies and decrees and also in international documents to which Brazil is a signatory. It also reveals that, although much progress has been made in terms of legality, much still needs to advance in terms of the effective inclusion of children with disabilities from 0 to 3 years old in Manaus. That’s because the insignificant number of enrollment of these children in the municipal education network, a group composed in mostly by a population of boys, aged three years, complaining of childhood autism, most of them enrolled in schools in the Southern Division of SEMED/Manaus. In view of the data analyzed in this research, it can be seen that in the search for education for children with disabilities, it is evident that the dialectical relationship of inclusion/exclusion permeates the reality of Special Education in the municipal network of Manaus, thus indicating the inexpressive impact in the provision of Early Stimulation services. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-01-31T18:01:08Z 2021-10-22 Dissertação CHAVES, Natália dos Santos. Crianças com deficiência de zero a três anos: dimensões legais, políticas e teóricas na Secretaria Municipal de Educação De Manaus, 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8657 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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