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Tese
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
Esta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atrativ...
Autor principal: | Marquez, Suely Oliveira Moraes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6380062941086104, https://orcid.org/0000-0001-8781-5349 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658 |
Resumo: |
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Esta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas. |