Dissertação

A formação continuada e as práticas docentes com o uso do software GeoGebra

Levando em consideração que, atualmente as Tecnologias Digitais vêm ocupando cada vez mais um lugar de destaque no ensino de conteúdos escolares, em particular, no ensino de Matemática, o software GeoGebra, o estudo trata sobre a Formação Continuada de professores de Matemática e tem como objeto de...

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Autor principal: Melo, Luzia Braga Pereira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9224415850677585, https://orcid.org/0000-0001-6633-8264
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8659
Resumo:
Levando em consideração que, atualmente as Tecnologias Digitais vêm ocupando cada vez mais um lugar de destaque no ensino de conteúdos escolares, em particular, no ensino de Matemática, o software GeoGebra, o estudo trata sobre a Formação Continuada de professores de Matemática e tem como objeto de estudo os Processos de práticas matemáticas com o uso do software GeoGebra, a partir de uma Formação Continuada. Assim, busca-se encontrar resposta para o seguinte questionamento: Quais as contribuições de uma formação continuada no processo de ensino e aprendizagem com o uso do Software GeoGebra? Para tanto, objetivamos, conhecer os processos das práticas docentes com o uso do Software Geogebra a partir de uma Formação Continuada. Esta pesquisa que versa sobre Educação Matemática, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional de Professores e Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática tem suas bases teóricas à luz de D’Ambrósio (2013), Marcelo García (1999), Imbernón (2006), Borba (2019), Basniak (2014), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem Qualitativa, do tipo Estudo de Caso com base em Yin (2014; 2016) e Ponte (2006), ambientada em duas escolas estaduais de Manacapuru (AM) e teve como participantes duas professoras de Matemática. A recolha das informações foi realizada por meio do Percurso Formativo, utilizando-se de entrevistas narrativas, via WhatsApp e Google Meet. Para a análise de dados recorremos as narrativas oriundas do processo de empiria. Desta feita, as categorias de análise partiram das ideias postas por Imbernón (2006) levando em conta as palavras-chave recorrentes nas narrativas transcritas das professoras participantes da pesquisa. Dentre os resultados obtidos, com relação ao uso das Tecnologias Digitais nas escolas evidenciamos a falta de ambiente adequado, necessidade de equipamentos, internet e outros. Sobre as aprendizagens constituídas no curso para o uso didático pedagógico das Tecnologias Digitais no contexto escolar, enfatizamos o GeoGebra, como ferramenta que, por meio das orientações das professoras, despertou o interesse dos estudantes e possibilitou aprendizagem. E também, a vivência das professoras na Formação Continuada suscitou novos saberes relacionados ao Desenvolvimento Profissional como processo permanente ao longo de sua vida profissional a partir de reflexões sobre o seu fazer pedagógico.