Dissertação

Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de saúde no Programa Saúde na Escola, Borba — AM: contribuição da Enfermagem

OBJETIVO: Elaborar um guia de boas prática para o planejamento e monitoramento das ações de promoção à saúde no Programa Saúde na Escola – PSE no município de Borba METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, que segue as diretrizes da pesquisa convergente assistencial, guiada por 5 fases a...

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Autor principal: Parente, Flávia da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4202812881221153
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8663
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-86632022-11-17T05:03:35Z Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de saúde no Programa Saúde na Escola, Borba — AM: contribuição da Enfermagem Parente, Flávia da Silva Rocha, Esron Soares Carvalho http://lattes.cnpq.br/4202812881221153 http://lattes.cnpq.br/7850652543261163 Silva, Nair Chase da http://lattes.cnpq.br/0446971881472652 Pina, Rizioléia Marina Pinheiro http://lattes.cnpq.br/6421099138204726 Saúde da família Enfermagem em saúde pública - Borba (AM) Enfermagem - Pesquisa - Metodologia CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM: ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA Programa Saúde na Escola Pesquisa convergente assistencial Estratégia saúde da família Enfermagem em saúde pública School Health Program Convergent care research Family health strategy Public health nursing OBJETIVO: Elaborar um guia de boas prática para o planejamento e monitoramento das ações de promoção à saúde no Programa Saúde na Escola – PSE no município de Borba METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa metodológica, que segue as diretrizes da pesquisa convergente assistencial, guiada por 5 fases a saber. Fase de Concepção: síntese do conhecimento em relação ao tema e delineamento da questão norteadora, objetos e a metodologia da pesquisa a ser desenvolvida. Fase de Instrumentação: realizada no município de Borba, Amazonas. Os sujeitos do estudo foram 07 enfermeiros (as) que desenvolvem atividades gerencias na Estratégia Saúde da Família. Fase de perscrutação: os dados foram coletados através de observação participante e entrevista semiestruturada no período de janeiro a março de 2021, posteriormente. Fase de análise. Interpretação: A interpretação das informações conduziu à teorização sobre os dados qualitativos, produzindo o confronto entre a abordagem teórica e o que a investigação de campo apontou de singular como contribuição. Foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE: 39721220.3.0000.5020. RESULTADOS: Manuscrito 1 — Diagnóstico Situacional do Programa Saúde na Escola a partir das percepções dos enfermeiros: convergências entre a pesquisa e a prática; Manuscrito 2 — Processo de construção do instrumento de planejamento e monitoramento do PSE com a participação de enfermeiros: Convergência entre a prática e pesquisa. Finalmente a elaboração do Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de promoção à saúde no PSE, Borba — AM considerando o contexto da pandemia covid-19. CONCLUSÃO: A inserção de Tecnologia gerencial constitui-se em importantes ferramentas para as boas práticas de enfermagem no gerenciamento das ações de saúde, contudo, é necessário interesse institucional pela proposta de boas práticas de Planejamento e Monitoramento do PSE para sua viabilidade prática de modo a proporcionar melhorias na oferta das ações de promoção a saúde no âmbito dos espaços escolares. O presente estudo pode contribuir para a implantação de boas práticas no PSE no município de Borba, pois oferece subsídios para reflexão dos enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família e gestão, de modo a buscar um caminho para efetivar o planejamento e monitoramento de forma sistematizada, atendendo as recomendações do Programa Saúde na Escola e a Política de Promoção da Saúde vigente. OBJECTIVE: To develop a good practice guide for the planning and monitoring of health promotion actions in the Health at School Program - HSP in the municipality of Borba. METHODOLOGY: This is a methodological research, which follows the guidelines of convergent care research, guided by 5 phases, namely. Conception Phase: synthesis of knowledge in relation to the theme and design of the guiding question, objects and methodology of the research to be developed. Instrumentation Phase: carried out in the municipality of Borba, Amazonas. The study subjects were 07 nurses who develop managerial activities in the Strategy Health Family. Inquiry phase: datas were collected through participant observation and semistructured interview from january to march in 2021, thereafter. Analysis phase. Interpretation: The interpretation of the information led to theorizing about the qualitative data, producing a confrontation between the theoretical approach and what the field investigation pointed out as unique as a contribution. It was approved by the Research Ethics Committee under CAAE: 39721220.3.0000.5020. RESULTS: Manuscript 1 — Situational Diagnosis of the Health at School Program based on nurses' perceptions: convergences between research and the practice; Manuscript 2 — Process of construction of the HSP planning and monitoring instrument with the participation of nurses: Convergence between practice and research. Finally, the elaboration of the Guide to good practices for planning and monitoring health promotion actions in the HSP, Borba — AM considering the context of the covid-19 pandemic. CONCLUSION: The insertion of managerial technology constitutes in important tools for the good nursing practices in the management of health actions, however, is necessary institutional interest for the proposal of good practices of Planning and Monitoring of the HSP for its practical viability in order to provide improvements in the provision of health promotion actions within the scope of school spaces. The present study can contribute to the implementation of good practices in the PSE in the municipality of Borba, as it offers subsidies for the reflection of nurses who work in the Family Health Strategy and management, in order to seek a way to carry out planning and monitoring in a systematic way, meeting the recommendations of the Health at School Program and the current Health Promotion Policy. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-02-02T15:24:26Z 2021-11-26 Dissertação PARENTE, Flávia da Silva. Guia de boas práticas para planejamento e monitoramento das ações de saúde no Programa Saúde na Escola, Borba – AM: contribuição da Enfermagem. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8663 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Enfermagem Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico
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