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Dissertação
Representações de professores de inglês da escola pública sobre o livro didático e recursos de apoio: um estudo de caso em Manaus
Esta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada (LA) e teve como objetivo geral investigar as representações de professores de inglês sobre o livro didático adotado e os recursos de apoio utilizados na escola pública. Os objetivos específicos envolveram analisar as representações advind...
Autor principal: | Tavares, Jaqueline Rocha |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6403021939751929 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8677 |
Resumo: |
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Esta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada (LA) e teve como objetivo geral investigar as representações de professores de inglês sobre o livro didático adotado e os recursos de apoio utilizados na escola pública. Os objetivos específicos envolveram analisar as representações advindas da relação do professor com o livro didático, descrever e analisar suas representações a respeito da criação e adaptação de materiais didáticos e de recursos pedagógicos de apoio e identificar e descrever as expectativas dos professores a respeito do novo livro didático do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 (BRASIL, 2021) que se apresenta de forma interdisciplinar. Os aspectos teóricos sobre representações foram embasados em Celani e Magalhães (2002), Jodelet (2009; 2001), Moscovici (2012; 2009), sobre livro didático em Anjos (2015), Dagios et al. (2013), Silva (2016; 2009), Tílio (2012; 2006) e sobre materiais e recursos de apoio para o ensino de línguas em Leffa (2016; 2007), Tomlinson (2004), Vilaça (2012), entre outros. Para as questões metodológicas, foi tomada como base a abordagem qualitativa de Denzin e Lincoln (2006), Lüdke e André (1986) e o estudo de caso de Lüdke e André (1986) e Stake (1998). Este estudo foi realizado durante o período pandêmico de Covid 19, e os participantes foram professores licenciados em Letras - Língua e Literatura Inglesa que atuam no Ensino Médio de escolas gerenciadas pela Coordenadoria Distrital de Educação 05 (CDE 05) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), e como instrumentos de geração de dados foram utilizados Questionários de Perfil e Investigativo com base em Monteiro (2009; 2014), além de uma Entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que os professores representam o livro didático como sendo um instrumento/ferramenta que tem limitações e é, por vezes sem contexto, mas que é capaz de ser uma janela cultural, totalmente adaptável, contudo, há expectativas favoráveis da maioria dos participantes sobre os novos livros do PNLD 2021 (BRASIL, 2021). As representações sobre a adaptação do livro didático e da criação de materiais mostraram que essas ações partem do olhar crítico-reflexivo do professor, além de terem a finalidade de atender às necessidades da turma. Por último, todas as representações sobre os materiais didáticos de apoio às aulas apontaram para o uso dos recursos digitais. Sugere-se que se desenvolvam pesquisas sobre os novos livros interdisciplinares do PNLD 2021 (BRASIL, 2021), que trabalha com a implementação no Novo Ensino Médio e trata da inserção de recursos digitais na escola. |