Dissertação

A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio

A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliogr...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Andréa Leite da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8716
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-87162022-03-04T05:03:31Z A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio Costa, Andréa Leite da Costa, Valcicléia Pereira da http://lattes.cnpq.br/1128199983143742 http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 Baptista, Alexandre Jordão http://lattes.cnpq.br/1096965877017541 Costa, Deodato Ferreira da http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 Filosofia - Estudo e ensino Filosofia antiga Epicuristas (Filosofia grega) CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Carta a Meneceu Ensino de filosofia Epicuro Epicurismo Ética epicurista A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia. The research uses the main elements of Epicurean ethics, verifying how these elements can help to think and propose strategies and methods to help overcome the reading and writing difficulties experienced during philosophy classes in high school. Under the bias of a bibliographic review of the work of Epicurus de Samos - Letter on Happiness (a Meneceu), it proved possible to propose relevant relationships and their contribution to the teaching of philosophy and to the contemporary ethical debate. Using the Letter on Happiness (Meneceu) as a didactic resource and the methodological proposal of the didactic sequence, it is intended to find out how the Epicurean doctrine can cultivate an interest in philosophy in students, if it can help with reading difficulties, stimulate production of texts and whether the themes proposed by Epicureanism continue to be relevant. An attempt was made to expand proposals for methodological philosophical activities, resuming the study of Epicurean doctrine and its ethical conceptions, with the objective of understanding the Epicurean corpus and its developments and how Epicurus' thought can help to think about strategies for philosophy classes. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-03-03T18:27:27Z 2021-12-23 Dissertação COSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia antiga
Epicuristas (Filosofia grega)
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Carta a Meneceu
Ensino de filosofia
Epicuro
Epicurismo
Ética epicurista
spellingShingle Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia antiga
Epicuristas (Filosofia grega)
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Carta a Meneceu
Ensino de filosofia
Epicuro
Epicurismo
Ética epicurista
Costa, Andréa Leite da
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
topic_facet Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia antiga
Epicuristas (Filosofia grega)
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Carta a Meneceu
Ensino de filosofia
Epicuro
Epicurismo
Ética epicurista
description A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia.
author_additional Costa, Valcicléia Pereira da
author_additionalStr Costa, Valcicléia Pereira da
format Dissertação
author Costa, Andréa Leite da
author2 http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
author2Str http://lattes.cnpq.br/1128199983143742
title A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_short A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_full A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_fullStr A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_full_unstemmed A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
title_sort carta a meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716
_version_ 1831970039209656320
score 11.753896