/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo pa...
Autor principal: | Lima, Galba Vanderlei Batista |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8421170954796092 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211 |
Resumo: |
---|
Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subjetivação, como também passa a ser um agente dessas produções de subjetividade. A pesquisa procurou saber como o professor subjetiva o discurso filosófico na formação docente e se o professor dispunha de práticas de ascese para subjetivação de um discurso por meio de uma relação consigo mesmo, sugerindo o cuidado de si como forma de resistência aos saberes constituídos na trama saber-poder. |