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Dissertação
Percepção e o uso racional de energia elétrica: uma proposta pedagógica socioambiental
A relação entre homem-natureza-energia tem guiado a base e o desenvolvimento da ciência ao longo de toda sua trajetória evolutiva. Esta pesquisa se propôs a apresentar um estudo de caso acerca da percepção dos discentes do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas IFAM - campus Coari sob...
Autor principal: | Menezes, Gleison Medins de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1990542750977214 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-87332022-03-09T05:03:41Z Percepção e o uso racional de energia elétrica: uma proposta pedagógica socioambiental Menezes, Gleison Medins de Schropfer, Edivânia dos Santos http://lattes.cnpq.br/1990542750977214 http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 Mendonça, Marco Antônio de Freitas http://lattes.cnpq.br/0232751689521573 Martins, Lúcia Helena Pinheiro http://lattes.cnpq.br/6681836743502942 Energia elétrica - Consumo Energia - Consumo - Aspectos ambientais Recursos energéticos - Conservação Educação ambiental - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Percepção ambiental Ciências ambientais Ensino Consumo de energia Environmental perception Environmental sciences Teaching Energy consumption A relação entre homem-natureza-energia tem guiado a base e o desenvolvimento da ciência ao longo de toda sua trajetória evolutiva. Esta pesquisa se propôs a apresentar um estudo de caso acerca da percepção dos discentes do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas IFAM - campus Coari sobre o uso racional de energia elétrica, cujo o objetivo principal foi a construção de um guia didático como ferramenta pedagógica socioambiental. Para tanto, foram selecionadas as seguintes categorias de análise: percepção ambiental, ensino e energia elétrica. A metodologia tem classificação do tipo exploratória, com abordagem quali-quantitativa, realizada de forma remota no período de abril a junho de 2021, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, contando com tecnologias e instrumentos digitais na coleta de dados. No campo teórico, optou-se por uma metodologia cruzada e uma abordagem complexa e interdisciplinar, com autores transversais. O estudo apontou que é possível sensibilizar os discentes para o uso eficiente, seguro e sustentável da energia elétrica por meio de práticas pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares. Os resultados finais apontaram que 65% dos participantes atingiram índices de redução no consumo de energia elétrica nas suas residências em comparação com o mesmo período do ano anterior a pesquisa, 2020. Os discentes vivenciaram e aprenderam na prática que as ações de conservação de energia elétrica convergem para impactos socioambientais positivos, reduzindo custos sociais e ambientais, além da ressignificação do pensamento em relação ao meio onde estão inseridos, e, consequentemente, em relação ao mundo. O produto educacional (Guia Didático – Roteiros pedagógicos sobre o uso racional de energia elétrica), construído a partir da pesquisa, se apresenta como uma ferramenta de apoio didático-pedagógica, principalmente ao professor do Ensino Básico, dado o caráter transversal e as dificuldades e desafios necessários para inclusão e discussão das problemáticas socioambientais nos currículos escolares. Podendo ser adaptado a qualquer série do Ensino Básico e amplamente difundido em diversas instituições de Ensino. The relationship between man-nature-energy has guided the basis and development of science throughout its evolutionary trajectory. This research proposed to present a case study about the perception of students of the Federal Institute of Technological Education of Amazonas IFAM - Coari campus on the rational use of electricity, whose main objective was the construction of a teaching guide as a socio-environmental pedagogical tool. For this, the following categories of analysis were selected: environmental perception, teaching, and electric energy. The methodology is classified as exploratory, with a quali-quantitative approach, carried out remotely from April to June 2021, due to the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic, relying on digital technologies and instruments in data collection. In the theoretical field, a cross methodology and a complex and interdisciplinary approach were chosen, with cross-cutting authors. The study pointed out that it is possible to sensitize students to the efficient, safe, and sustainable use of electricity through contextualized and interdisciplinary pedagogical practices. The final results pointed out that 65% of the participants reached indices of reduction in the consumption of electricity in their homes in comparison with the same period of the year before the research, 2020. The students experienced and learned in practice that electric energy conservation actions converge to positive socio-environmental impacts, reducing social and environmental costs, besides the re-signification of thinking in relation to the environment where they live, and, consequently, in relation to the world. The educational product (Didactic Guide - Pedagogical guidelines on the rational use of electric energy), built from the research, presents itself as a didactic-pedagogical support tool, especially for elementary school teachers, given the transversal character and the difficulties and challenges necessary for the inclusion and discussion of socio-environmental issues in school curricula. It can be adapted to any grade of Basic Education and widely disseminated in various educational institutions. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-03-08T13:41:26Z 2022-02-16 Dissertação MENEZES , Gleison Medins de. Percepção e o uso racional de energia elétrica: uma proposta pedagógica socioambiental. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8733 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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A relação entre homem-natureza-energia tem guiado a base e o desenvolvimento da ciência ao longo de toda sua trajetória evolutiva. Esta pesquisa se propôs a apresentar um estudo de caso acerca da percepção dos discentes do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas IFAM - campus Coari sobre o uso racional de energia elétrica, cujo o objetivo principal foi a construção de um guia didático como ferramenta pedagógica socioambiental. Para tanto, foram selecionadas as seguintes categorias de análise: percepção ambiental, ensino e energia elétrica. A metodologia tem classificação do tipo exploratória, com abordagem quali-quantitativa, realizada de forma remota no período de abril a junho de 2021, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, contando com tecnologias e instrumentos digitais na coleta de dados. No campo teórico, optou-se por uma metodologia cruzada e uma abordagem complexa e interdisciplinar, com autores transversais. O estudo apontou que é possível sensibilizar os discentes para o uso eficiente, seguro e sustentável da energia elétrica por meio de práticas pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares. Os resultados finais apontaram que 65% dos participantes atingiram índices de redução no consumo de energia elétrica nas suas residências em comparação com o mesmo período do ano anterior a pesquisa, 2020. Os discentes vivenciaram e aprenderam na prática que as ações de conservação de energia elétrica convergem para impactos socioambientais positivos, reduzindo custos sociais e ambientais, além da ressignificação do pensamento em relação ao meio onde estão inseridos, e, consequentemente, em relação ao mundo. O produto educacional (Guia Didático – Roteiros pedagógicos sobre o uso racional de energia elétrica), construído a partir da pesquisa, se apresenta como uma ferramenta de apoio didático-pedagógica, principalmente ao professor do Ensino Básico, dado o caráter transversal e as dificuldades e desafios necessários para inclusão e discussão das problemáticas socioambientais nos currículos escolares. Podendo ser adaptado a qualquer série do Ensino Básico e amplamente difundido em diversas instituições de Ensino. |
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