Dissertação

Autenticação de alunos utilizando biometria comportamental em ambientes Juiz On-line

Em ambientes juízes on-line, a autenticação do aluno normalmente é feita apenas no início da sessão de login mediante a digitação de uma senha, que apesar de ser o método padrão, apresenta vulnerabilidades, pois, posteriormente, não é verificada nenhuma outra vez a genuinidade do usuário logado. Des...

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Autor principal: Lavareda Filho, Ronem Matos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0129840807784321
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8751
Resumo:
Em ambientes juízes on-line, a autenticação do aluno normalmente é feita apenas no início da sessão de login mediante a digitação de uma senha, que apesar de ser o método padrão, apresenta vulnerabilidades, pois, posteriormente, não é verificada nenhuma outra vez a genuinidade do usuário logado. Desta forma, o compartilhamento de informações de login e senha ocasiona problemas de autenticidade ou falsificação de identidade. No caso de exercícios e avaliações feitas em ambientes como esse, há a necessidade da verificação não-intrusiva da identidade dos estudantes durante a submissão das atividades, não apenas no login. Nesta pesquisa, está sendo proposto e validado um método de autenticação dos alunos em ambientes Juiz on-line utilizando biometria comportamental, mas especificamente a dinâmica de digitação, essa técnica não exigir nenhuma ação explícita do usuário, além do baixo custo, pois é necessário somente um teclado convencional para a aquisição de informações, tornando o custo relativamente baixo. Para isso, foi projetada uma arquitetura de CNN 1D Siamesa que aprendeu, a partir dos dados brutos do ritmo da digitação dos usuários, a representação necessária para o reconhecimento dos alunos, dispensando, desta forma, a extração manual de features, no qual é um processo que exige muito tempo e a participação de especialistas. Para validar esse método, foram utilizados dados da dinâmica da digitação de 42 alunos no ambiente juiz on-line CodeBench. Em seguida, foram realizados vários experimentos onde demonstraram a eficácia do método proposto. Com a utilização deste método, como um módulo adicional de segurança em ambientes de programação, foi comprovado através de experimentos que é possível diminuir as ocorrências prováveis de fraude por parte de estudantes em exercícios e avaliações de programação. Desta forma, a aplicação do método proposto fornece às instituições e professores uma segurança complementar contra fraude. Além disso, é importante para o aluno, uma vez que testifica sua integridade acadêmica em todas as atividades. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, o presente trabalho é o primeiro método de autenticação de alunos em ambientes juiz on-line.