Dissertação

Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura

A estratégia omnichannel será uma das cinco principais tendências do varejo como será constatado neste trabalho, com projeções indicando que o canal digital alcançará 20% de suas vendas até 2024. O setor de varejo é caracterizado pela intuição, improvisação e imitação, com uma tendência de consolida...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Rodrigo Souza da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4597060937924052, https://orcid.org/0000-0001-5726-2288
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8756
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8756
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-87562022-03-19T05:03:27Z Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura Application of omnichannel and retail design in medium-sized environments: case study in a flower shop Silva, Rodrigo Souza da Rocha, Augusto César Barreto http://lattes.cnpq.br/4597060937924052 http://lattes.cnpq.br/6306182798861780 Fonseca, Roger Pamponet http://lattes.cnpq.br/1389367491227400 Soares Filho, Afrânio de Amorim Francisco http://lattes.cnpq.br/1152471735404040 https://orcid.org/0000-0001-5726-2288 Desenho (Projetos) Serviços ao cliente Satisfação do consumidor CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: DESIGN DE AMBIENTES Omnichannel Retail design Ambiente de varejo Experiência do cliente A estratégia omnichannel será uma das cinco principais tendências do varejo como será constatado neste trabalho, com projeções indicando que o canal digital alcançará 20% de suas vendas até 2024. O setor de varejo é caracterizado pela intuição, improvisação e imitação, com uma tendência de consolidação cientifica por meio do retail design. Com este contexto surge a necessidade de adequação do perfil, competências e habilidades do profissional que desenvolve projetos de ambientes de varejo nesta nova realidade. Assim, o objetivo desta dissertação foi configurar um modelo de desenvolvimento e aplicação de conceitos de omnichannel e retail design em ambientes de médio porte de uma marca independente na cidade de Manaus. Por meio de pesquisa qualitativa encontrou-se ferramentas, processos e conceitos que foram enumeradas no modelo desenvolvido. Este modelo surgiu a partir de uma pesquisa explicativa, por meio da análise e adaptação da metodologia do percurso holístico do processo de retail design. O estudo de caso foi utilizado como procedimento de pesquisa para a aplicação do modelo, que teve como resultado o desenvolvimento e implantação do projeto de retail design em uma floricultura que, a partir daí, conseguiu atuar nos canais físicos e virtuais, não só pela logística e organização empresarial que possuía, mas também pela integração destes canais. O trabalho concluiu que é possível realizar a integração do retail design e de uma estratégia omnichannel em uma loja de varejo de porte médio, deixando o registro de um processo metodológico para reprodução em estudos futuros. The omnichannel strategy will be one of the top five retail trends as will be seen in this paper, with projections indicating that the digital channel will reach 20% of its sales by 2024. The retail sector is characterized by intuition, improvisation and imitation, with a trend towards scientific consolidation through retail design. With this context comes the need to adapt the profile, skills and abilities of the professional who develops projects for retail environments in this new reality. Thus, the objective of this dissertation was to configure a model for the development and application of omnichannel and retail design concepts in medium-sized environments of an independent brand in the city of Manaus. Through qualitative research, tools, processes and concepts were found that were listed in the developed model. This model emerged from an explanatory research, through the analysis and adaptation of the methodology of the holistic route of the retail design process. The case study was used as a research procedure for the application of the model, which resulted in the development and implementation of a retail design project in a flower shop that, from then on, managed to act in physical and virtual channels, not only through logistics. and business organization that it had, but also by the integration of these channels. The work concluded that it is possible to integrate retail design and an omnichannel strategy in a medium-sized retail store, leaving a record of a methodological process for reproduction in future studies. 2022-03-18T19:36:23Z 2022-01-17 Dissertação SILVA, Rodrigo Souza da. Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura. 2022.141 f. Dissertação (Mestrado em design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8756 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Desenho (Projetos)
Serviços ao cliente
Satisfação do consumidor
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: DESIGN DE AMBIENTES
Omnichannel
Retail design
Ambiente de varejo
Experiência do cliente
spellingShingle Desenho (Projetos)
Serviços ao cliente
Satisfação do consumidor
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: DESIGN DE AMBIENTES
Omnichannel
Retail design
Ambiente de varejo
Experiência do cliente
Silva, Rodrigo Souza da
Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
topic_facet Desenho (Projetos)
Serviços ao cliente
Satisfação do consumidor
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: DESIGN DE AMBIENTES
Omnichannel
Retail design
Ambiente de varejo
Experiência do cliente
description A estratégia omnichannel será uma das cinco principais tendências do varejo como será constatado neste trabalho, com projeções indicando que o canal digital alcançará 20% de suas vendas até 2024. O setor de varejo é caracterizado pela intuição, improvisação e imitação, com uma tendência de consolidação cientifica por meio do retail design. Com este contexto surge a necessidade de adequação do perfil, competências e habilidades do profissional que desenvolve projetos de ambientes de varejo nesta nova realidade. Assim, o objetivo desta dissertação foi configurar um modelo de desenvolvimento e aplicação de conceitos de omnichannel e retail design em ambientes de médio porte de uma marca independente na cidade de Manaus. Por meio de pesquisa qualitativa encontrou-se ferramentas, processos e conceitos que foram enumeradas no modelo desenvolvido. Este modelo surgiu a partir de uma pesquisa explicativa, por meio da análise e adaptação da metodologia do percurso holístico do processo de retail design. O estudo de caso foi utilizado como procedimento de pesquisa para a aplicação do modelo, que teve como resultado o desenvolvimento e implantação do projeto de retail design em uma floricultura que, a partir daí, conseguiu atuar nos canais físicos e virtuais, não só pela logística e organização empresarial que possuía, mas também pela integração destes canais. O trabalho concluiu que é possível realizar a integração do retail design e de uma estratégia omnichannel em uma loja de varejo de porte médio, deixando o registro de um processo metodológico para reprodução em estudos futuros.
author_additional Rocha, Augusto César Barreto
author_additionalStr Rocha, Augusto César Barreto
format Dissertação
author Silva, Rodrigo Souza da
author2 http://lattes.cnpq.br/4597060937924052
https://orcid.org/0000-0001-5726-2288
author2Str http://lattes.cnpq.br/4597060937924052
https://orcid.org/0000-0001-5726-2288
title Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
title_short Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
title_full Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
title_fullStr Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
title_full_unstemmed Aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
title_sort aplicação do omnichannel e retail design em ambientes de médio porte: estudo de caso em uma floricultura
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8756
_version_ 1831970046466850816
score 11.753735