Tese

Formação superior e ressignificação do papel etnopolítico de mulheres indígenas na esfera pública no Alto Solimões/Amazonas

A atuação docente imbricada na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, espaço multifacetado do ponto de vista cultural, detentor de expressiva população originária, e a condição feminina na atualidade, nos direcionou para a pesquisa acerca da formação superior de mulheres indígenas. Diante da prese...

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Autor principal: Oliveira, Ildete Freitas
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1625027343464825
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8829
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88292022-04-27T05:03:33Z Formação superior e ressignificação do papel etnopolítico de mulheres indígenas na esfera pública no Alto Solimões/Amazonas Oliveira, Ildete Freitas Silva, Heloísa Helena Corrêa da http://lattes.cnpq.br/1625027343464825 http://lattes.cnpq.br/4664295271962137 Bettiol, Célia Aparecida http://lattes.cnpq.br/6935670235651644 Freitas, Marilene Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/4187449641949679 Mourão, Arminda Raquel Botelho http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Mulheres indígenas - Condições sociais - Amazônia Mulheres indígenas - Educação (Superior) - Amazônia CIENCIAS HUMANAS Formação superior Mulheres indígenas Etnopolítica Esfera pública A atuação docente imbricada na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, espaço multifacetado do ponto de vista cultural, detentor de expressiva população originária, e a condição feminina na atualidade, nos direcionou para a pesquisa acerca da formação superior de mulheres indígenas. Diante da presença feminina indígena em cursos superiores, no nosso fazer pedagógico, e dos desafios de toda ordem impostos às mulheres em nossa sociedade, e em especial às indígenas, sentimo-nos instigada a conhecer as transformações epistemológicas ocorridas com egressas indígenas e o impacto destas transformações na atuação etnopolítica das mesmas. A necessidade de uma crescente sensibilização de todos os segmentos da sociedade acerca do papel feminino, e da sua valorização, parece-nos vital. Desse modo, objetivamos analisar o posicionamento das mulheres indígenas egressas de cursos superiores em relação às contribuições destes para a afirmação social e política dessas mulheres em instâncias de decisão e poder. Nos ancoramos na Sociologia Compreensiva de Max Weber (2009), como teoria e método do trabalho investigativo que desejamos empreender. Propomos uma pesquisa de abordagem qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994) de inspiração etnográfica (Cardoso de Oliveira, 2000). Utilizamos como procedimentos para coleta dos dados os métodos etnográficos de observação direta participante e entrevistas semiestruturadas. As participantes da pesquisa, são sete egressas de cursos superiores formadas pelas instituições públicas de ensino superior da região do Alto Solimões. Além de três mulheres Tikuna candidatas à vereadora nas eleições municipais de 2020, a liderança do cacicado feminino de Umariaçu II durante a realização desta pesquisa, e três mulheres indígenas Tikuna e Omágua/Kambeba de expressão pública com atuação local, regional e nacional. Ainda acerca dos interlocutores dessa pesquisa, selecionamos três homens indígenas como participantes indiretos. As comunidades selecionadas para essa investigação são Umariaçu I e II, Terra indígena Tukuna em Tabatinga, e comunidade Filadélfia, Terra Indígena Santo Antonio, em Benjamim Constant/AM. Os resultados dessa pesquisa, indicam um protagonismo das mulheres indígenas nos espaços de decisão e poder que sua comunidade necessita acessar, além da reverberação desse conhecimento/formação dentro das comunidades, evidenciando a formação superior como alavanca na participação política das mesmas e consequentemente do fortalecimento do movimento etnopolítico. The teaching performance imbricated in the triple border Brazil-Peru-Colombia, a multifaceted space from the cultural point of view, holder of a significant original population, and the female condition today, directed us to research on the higher education of indigenous women. Faced with the presence of indigenous women in higher education courses, in our pedagogical practice, and the challenges of all kinds imposed on women in our society, and especially on indigenous women, we feel encouraged to know the epistemological transformations that occurred with indigenous graduates and the impact of these transformations in their ethnopolitical performance. The need for a growing awareness of all segments of society about the female role, and its valorization, seems to us to be vital. Thus, we aim to analyze the position of indigenous women graduating from higher education courses in relation to their contributions to the social and political affirmation of these women in decision-making and power instances. We are anchored in the Comprehensive Sociology of Max Weber (2009), as a theory and method of investigative work that we wish to undertake. We propose a qualitative approach (Bogdan & Biklen, 1994) with ethnographic inspiration (Cardoso de Oliveira, 2000). We used as procedures for data collection the ethnographic methods of direct participant observation and semi-structured interviews. The research participants are seven graduates from higher education courses graduated from public higher education institutions in the Alto Solimões region. In addition to three Tikuna women candidates for councilor in the 2020 municipal elections, the female chieftaincy leadership of Umariaçu II during this research, and three indigenous Tikuna and Omagua/Kambeba women of public expression with local, regional and national performance. Still regarding the interlocutors of this research, we selected three indigenous men as indirect participants. The communities selected for this investigation are Umariaçu I and II, Tukuna indigenous land in Tabatinga, and Filadelfia community, Santo Antonio indigenous land, in Benjamim Constant - AM. The results of this research indicate a role of indigenous women in the spaces of decision and power that their community needs to access, in addition to the reverberation of this knowledge/training within the communities, evidencing higher education as a lever for their political participation and consequently for the strengthening of the ethnopolitical movement. 2022-04-26T14:07:21Z 2022-03-08 Tese OLIVEIRA, Ildete Freitas. Formação superior e ressignificação do papel etnopolítico de mulheres indígenas na esfera pública no Alto Solimões/Amazonas. 2022. 263 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8829 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
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