/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Letramento no contexto da EJA : o que dizem os professores?
O estudo teve como objetivo analisar como os professores desenvolvem as práticas pedagógicas de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 3 (três) escolas no Município de Humaitá- AM. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) docentes que atuam na rede Municipal e Estadual de Ensino na Educ...
Autor principal: | Neves, Cristóvão da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9320740309812846 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8846 |
Resumo: |
---|
O estudo teve como objetivo analisar como os professores desenvolvem as práticas pedagógicas de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 3 (três) escolas no Município de Humaitá- AM. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) docentes que atuam na rede Municipal e Estadual de Ensino na Educação Básica do munícipio de Humaitá-AM que ministram a disciplina de Língua Portuguesa em turmas EJA do 1º e 2º Segmento. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos de Letramento e Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é caracterizada como descritiva com abordagem qualitativa. A construção dos dados deu-se através do instrumento de pesquisa questionário semiestruturado, aplicado on-line por meio do aplicativo FormsApp nos dias 23 e 24 de novembro de 2020 e no dia 12 de março de 2021. As análises e as discussões dos dados estão baseadas na abordagem teórica pautada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016), diante desta abordagem discutimos a partir dos relatos dos professores o nosso objeto de estudo, como eles desenvolvem a prática pedagógica de letramento em sala de aula no contexto da EJA em turmas do 1º 2º Segmento nas escolas do município de Humaitá- AM. Segundo os relatos, as práticas de letramento em sala de aula são desenvolvidas por eles buscando sempre adequar metodologias de acordo com o contexto sócio cultural dos educandos, utilizando os poucos materiais didáticos que as escolas disponibilizam e os que eles e os estudantes produzem na escola, para que possam desenvolver o letramento de maneira eficaz, embora haja muitas dificuldades encontradas por eles. O resultado deste trabalho favoreceu a percepção de que os docentes se esforçam na busca por práticas pedagógicas diferenciadas, as quais contribuem com a formação dos estudantes da EJA. No entanto, é necessário mais investimento na preparação dos docentes, mais materiais didáticos com conteúdos adequados para trabalhar com o público de EJA. |