Relatório de Pesquisa

Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil

A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco ano...

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Autor principal: Jullyana Campos Dias
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181
Resumo:
A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Acompanhar uma prática pedagógica que possibilite o processo de letramento com as crianças pequenas pode ser substancial para a ampliação dos estudos teóricos sobre o letramento e alfabetização e para a compreensão das influências dessas práticas na apropriação da leitura e da escrita pelas crianças pequenas. Para tanto, será objeto de análise uma turma de 1º período da Educação Infantil, sendo enfatizadas a prática pedagógica e a concepção de letramento e alfabetização que permeiam essa prática, a reação das crianças e o seu desenvolvimento frente à prática pedagógica da professora observada.