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Dissertação
Entre saberes e conhecimentos : contribuição do Centro Vocacional Tecnológico na construção de processos participativos e inclusivos de gestão coletiva
Por anos a educação dedicada às populações ribeirinhas na região do Médio Solimões foi descontextualizada, relegando-a a uma situação de exclusão e distanciamento de possibilidade de participação coletiva na busca de incremento de renda e assim, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida....
Autor principal: | Regatieri, Sandro Augusto |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0988581159288291, https://orcid.org/0000-0002-1229-3889 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8859 |
Resumo: |
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Por anos a educação dedicada às populações ribeirinhas na região do Médio
Solimões foi descontextualizada, relegando-a a uma situação de exclusão e
distanciamento de possibilidade de participação coletiva na busca de
incremento de renda e assim, possibilitando uma melhoria da qualidade de
vida. O propósito desse trabalho é avaliar a participação do Centro Vocacional
Tecnológico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá na
construção de processos mais inclusivos e participativos na gestão de
organizações e empreendimentos de ordem comunitária. Através de uma
metodologia participativa, com o uso de entrevistas e da observação
participante, aliadas a ferramentas e procedimentos de análise de narrativas e
texto, foi possível verificar entre os sujeitos da educação do CVT (docentes,
discentes, técnicos, lideranças comunitárias de seis organizações coletivas da
região) como o processo pedagógico do CVT/TSVA foi facilitando a dinâmica
social de legitimação dos estudantes em suas organizações de base com vista
a concorrerem a cargos eletivos e/ou funções de coordenação de alta
hierarquia social em suas instituições coletivas. Essa legitimação é paulatina e
depende de inúmeras variáveis, da participação social e como ela se qualifica
na base. Também do interesse dos membros legítimos da organização de base
em lidimar esse estudante em seu retorno, sendo construída uma base sólida
de respeito mútuo para o fortalecimento social da mesma. Com mais da
metade dos atores formados pelo CVT/TSVA assumindo cargos de
coordenação e diretoria na região, verifica-se que o processo educativo facilitou
o processo de construção e incremento de um capital social eficaz e com
possibilidades de extravasar através das redes de relações e garantindo a
governança socioambiental na região, dando autonomia e empoderamento aos
atores sociais dos territórios partícipes da dinâmica regional. |