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Dissertação
Entre saberes e conhecimentos : contribuição do Centro Vocacional Tecnológico na construção de processos participativos e inclusivos de gestão coletiva
Por anos a educação dedicada às populações ribeirinhas na região do Médio Solimões foi descontextualizada, relegando-a a uma situação de exclusão e distanciamento de possibilidade de participação coletiva na busca de incremento de renda e assim, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida....
Autor principal: | Regatieri, Sandro Augusto |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0988581159288291, https://orcid.org/0000-0002-1229-3889 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8859 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88592022-05-05T05:04:19Z Entre saberes e conhecimentos : contribuição do Centro Vocacional Tecnológico na construção de processos participativos e inclusivos de gestão coletiva Regatieri, Sandro Augusto Rapozo, Pedro Henrique Coelho http://lattes.cnpq.br/0988581159288291 http://lattes.cnpq.br/2679908172389276 Almeida, Whasgthon Aguiar de Oliveira, Sanderson Castro Soares de https://orcid.org/0000-0002-1229-3889 Vida ribeirinha - Educação - Amazônia Educação - Amazônia OUTROS: CIENCIAS Educação amazônica Governança socioambiental Participação social Capital Social Gestão de territórios tradicionais Por anos a educação dedicada às populações ribeirinhas na região do Médio Solimões foi descontextualizada, relegando-a a uma situação de exclusão e distanciamento de possibilidade de participação coletiva na busca de incremento de renda e assim, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida. O propósito desse trabalho é avaliar a participação do Centro Vocacional Tecnológico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá na construção de processos mais inclusivos e participativos na gestão de organizações e empreendimentos de ordem comunitária. Através de uma metodologia participativa, com o uso de entrevistas e da observação participante, aliadas a ferramentas e procedimentos de análise de narrativas e texto, foi possível verificar entre os sujeitos da educação do CVT (docentes, discentes, técnicos, lideranças comunitárias de seis organizações coletivas da região) como o processo pedagógico do CVT/TSVA foi facilitando a dinâmica social de legitimação dos estudantes em suas organizações de base com vista a concorrerem a cargos eletivos e/ou funções de coordenação de alta hierarquia social em suas instituições coletivas. Essa legitimação é paulatina e depende de inúmeras variáveis, da participação social e como ela se qualifica na base. Também do interesse dos membros legítimos da organização de base em lidimar esse estudante em seu retorno, sendo construída uma base sólida de respeito mútuo para o fortalecimento social da mesma. Com mais da metade dos atores formados pelo CVT/TSVA assumindo cargos de coordenação e diretoria na região, verifica-se que o processo educativo facilitou o processo de construção e incremento de um capital social eficaz e com possibilidades de extravasar através das redes de relações e garantindo a governança socioambiental na região, dando autonomia e empoderamento aos atores sociais dos territórios partícipes da dinâmica regional. For years the education dedicated to the riverside populations in the Middle Solimões region was decontextualized, relegating them to a situation of exclusion and distance from the possibility of collective participation in the search for increased income and thus enabling an improvement in the quality of life. The purpose of this work is to evaluate the participation in the Technological Vocational Center of the Mamirauá Sustainable Development Institute's construction of more inclusive and participatory processes in the management of community organizations and enterprises. Through a participatory methodology, with the use of interviews and participant observation, allied to tools and procedures of narrative and text analysis, it was possible to verify among the education subjects of the CVT (teachers, students, technicians, community leaders of six collective organizations in the region) how the pedagogical process of the CVT/TSVA has been facilitating the social dynamics of legitimization of students in their base organizations in order to compete for positions and functions in coordinations and directorships at levels higher than those to which they were initially elected. This legitimization is gradual and depends on numerous variables, social participation and how it is qualified at the base. It also depends on the interest of the legitimate members of the grassroots organization in leading this student in his or her return, building a solid base of mutual respect for the social strengthening of the organization. With more than half of the actors trained by the CVT/TSVA taking on coordination and management positions in the region, it can be seen that the educational process has supported the construction of an effective social capital with the possibility of spilling over through networks of relationships and ensuring socio-environmental governance in the region, giving autonomy and empowerment to the social actors of the territories participating in the regional dynamic. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-05-05T00:34:05Z 2022-03-22 Dissertação REGATIERI, Sandro Augusto. Entre saberes e conhecimentos: contribuição do Centro Vocacional Tecnológico na construção de processos participativos e inclusivos de gestão coletiva. 2022. 234 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8859 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Solimões foi descontextualizada, relegando-a a uma situação de exclusão e
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vida. O propósito desse trabalho é avaliar a participação do Centro Vocacional
Tecnológico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá na
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organizações e empreendimentos de ordem comunitária. Através de uma
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participante, aliadas a ferramentas e procedimentos de análise de narrativas e
texto, foi possível verificar entre os sujeitos da educação do CVT (docentes,
discentes, técnicos, lideranças comunitárias de seis organizações coletivas da
região) como o processo pedagógico do CVT/TSVA foi facilitando a dinâmica
social de legitimação dos estudantes em suas organizações de base com vista
a concorrerem a cargos eletivos e/ou funções de coordenação de alta
hierarquia social em suas instituições coletivas. Essa legitimação é paulatina e
depende de inúmeras variáveis, da participação social e como ela se qualifica
na base. Também do interesse dos membros legítimos da organização de base
em lidimar esse estudante em seu retorno, sendo construída uma base sólida
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