Dissertação

O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas

O trabalho do historiador comumente é visto associado ao estudo do passado e quase que desconexo do presente e por isso muitas vezes desvalorizado. No entanto é importante lembrar ao leitor que para além do estudo do passado, o trabalho do historiador estuda o homem no tempo e suas produções, sejam...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Artemison Montanho da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6751015300222617, https://orcid.org/0000-0003-3263-0034
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8871
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8871
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88712022-05-11T05:03:33Z O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas Silva, Artemison Montanho da Ghedin, Evandro http://lattes.cnpq.br/6751015300222617 http://lattes.cnpq.br/5879015398476679 Miki, Pérsida da Silva Ribeiro http://lattes.cnpq.br/7439443236145560 Silva, Thaiany Guedes da http://lattes.cnpq.br/1605473259537850 https://orcid.org/0000-0003-3263-0034 Professores de história - Formação CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO História Professor Reflexivo Pensamento Reflexivo-crítico Formação de Professores O trabalho do historiador comumente é visto associado ao estudo do passado e quase que desconexo do presente e por isso muitas vezes desvalorizado. No entanto é importante lembrar ao leitor que para além do estudo do passado, o trabalho do historiador estuda o homem no tempo e suas produções, sejam materiais ou não. Tal trabalho exige uma capacidade reflexiva, entretanto, a reflexão é uma qualidade inerente aos seres humanos, que pelo simples ato de pensar sobre suas ações já estão refletindo sobre elas. Todavia o que pretendemos neste trabalho é pensar sobre o processo de formação do profissional em história se essa formação lhe permite não ser capaz de refletir, mais de refletir criticamente. Desde modo desenhamos como objetivo geral analisar o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico no âmbito da licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas. Entre os objetivos específicos elencamos: 1. Discutir as possíveis contribuições de Paul Ricoeur à formação do professor de história no século XXI; 2. Compreender fundamentos da formação reflexivo-crítica do professor de História; 3. Analisar o PPC (vigente na primeira década do século XXI) do curso de Licenciatura em História da UFAM situada no Campus de Manaus e suas implicações para a formação reflexivo-crítica do professor de História. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa cujo método é a hermenêutica-crítica na perspectiva de Paul Ricoeur tendo como procedimento as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados obtidos nos levam a crer que a formação do pensamento reflexivo-crítico não está construída de maneira sólida nas bases estruturantes do PPC do curso em questão. The historian's work is commonly seen associated with the study of the past and almost disconnected from the present and, therefore, is often undervalued. However, it is important to remind the reader that, beyond the study of the past, the historian's work studies man in time and his productions, whether material or not. Such work requires a reflective capacity, however, reflection is a quality inherent to human beings, who by the simple act of thinking about their actions are already reflecting on them. However, what we intend in this work is to think about the process of training professionals in history if this training allows them not to be able to reflect, but to reflect critically. Therefore, we designed as a general objective to analyze the development of reflexive-critical thinking in the scope of the degree in History at the Federal University of Amazonas. Among the specific objectives we list: 1. Discuss the possible contributions of Paul Ricoeur to the qualification of history teachers in the 21st century; 2. Understand the fundamentals of the reflective-critical qualification of History teachers; 3. To analyze the PPC (in force in the first decade of the 21st century) of the Licentiate Degree in History at UFAM located at the Manaus Campus and its implications for the reflexive-critical qualification of History teachers. It is, therefore, a qualitative research whose method is the critical-hermeneutics in the perspective of Paul Ricoeur, having as a procedure the bibliographical and documental researches. The data obtained lead us to believe that the formation of reflexive-critical thinking is not built on the structuring bases of the PPC of the course in question. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2022-05-10T20:14:11Z 2021-10-11 Dissertação SILVA, Artemison Montanho da. O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8871 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores de história - Formação
CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
História
Professor Reflexivo
Pensamento Reflexivo-crítico
Formação de Professores
spellingShingle Professores de história - Formação
CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
História
Professor Reflexivo
Pensamento Reflexivo-crítico
Formação de Professores
Silva, Artemison Montanho da
O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
topic_facet Professores de história - Formação
CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
História
Professor Reflexivo
Pensamento Reflexivo-crítico
Formação de Professores
description O trabalho do historiador comumente é visto associado ao estudo do passado e quase que desconexo do presente e por isso muitas vezes desvalorizado. No entanto é importante lembrar ao leitor que para além do estudo do passado, o trabalho do historiador estuda o homem no tempo e suas produções, sejam materiais ou não. Tal trabalho exige uma capacidade reflexiva, entretanto, a reflexão é uma qualidade inerente aos seres humanos, que pelo simples ato de pensar sobre suas ações já estão refletindo sobre elas. Todavia o que pretendemos neste trabalho é pensar sobre o processo de formação do profissional em história se essa formação lhe permite não ser capaz de refletir, mais de refletir criticamente. Desde modo desenhamos como objetivo geral analisar o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico no âmbito da licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas. Entre os objetivos específicos elencamos: 1. Discutir as possíveis contribuições de Paul Ricoeur à formação do professor de história no século XXI; 2. Compreender fundamentos da formação reflexivo-crítica do professor de História; 3. Analisar o PPC (vigente na primeira década do século XXI) do curso de Licenciatura em História da UFAM situada no Campus de Manaus e suas implicações para a formação reflexivo-crítica do professor de História. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa cujo método é a hermenêutica-crítica na perspectiva de Paul Ricoeur tendo como procedimento as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados obtidos nos levam a crer que a formação do pensamento reflexivo-crítico não está construída de maneira sólida nas bases estruturantes do PPC do curso em questão.
author_additional Ghedin, Evandro
author_additionalStr Ghedin, Evandro
format Dissertação
author Silva, Artemison Montanho da
author2 http://lattes.cnpq.br/6751015300222617
https://orcid.org/0000-0003-3263-0034
author2Str http://lattes.cnpq.br/6751015300222617
https://orcid.org/0000-0003-3263-0034
title O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
title_short O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
title_full O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
title_fullStr O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
title_full_unstemmed O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
title_sort o pensamento reflexivo crítico na formação de professores no curso de licenciatura em história da universidade federal do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8871
_version_ 1831970071158718464
score 11.753735