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Tese
O pensamento crítico na formação de professores
O pensamento crítico surge de um processo de reflexão, assim sendo, este trabalho entende que a reflexão é componente indispensável para a formação do pensamento crítico. Isto significa dizer que para ser crítico tem que ser reflexivo, por isso trazemos a proposta de uma formação reflexivo-crítica...
Autor principal: | Araújo, Ruth Cristina Soares Gomes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7789648917975135 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7616 |
Resumo: |
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O pensamento crítico surge de um processo de reflexão, assim sendo, este trabalho entende que a
reflexão é componente indispensável para a formação do pensamento crítico. Isto significa dizer que
para ser crítico tem que ser reflexivo, por isso trazemos a proposta de uma formação reflexivo-crítica
sustentada pelos fundamentos das neurociências e da psicologia cognitiva. Para tanto, partiu-se do
seguinte problema: Como o processo cognitivo do pensamento é mobilizado para a formação do
professor reflexivo-crítico nas mediações pedagógicas nos cursos de licenciatura do CESP/UEA? Deste
modo, desenhamos como objetivos geral da pesquisa: compreender como o processo cognitivo do
pensamento é mobilizado para a formação do professor reflexivo-crítico. E como objetivos específicos:
Conhecer quais processos cognitivos mobilizam o pensamento na formação do professor reflexivocrítico a partir dos estudos da psicologia cognitiva e das neurociências; 2) Discutir a percepção dos
moradores de Parintins sobre a contribuição das universidades no município, evidenciando a relação
entre formação superior, desenvolvimento econômico e social e a formação do pensamento crítico; 3)
Discutir o processo de formação do professor reflexivo-crítico na perspectiva do pensamento crítico, e;
4) Analisar como as mediações pedagógicas nos cursos de licenciatura possibilitam a formação do
professor reflexivo-crítico. A pesquisa realizou-se numa perspectiva dialética pois compreende o objeto
de estudo como um processo dinâmico construído na relação entre sujeitos histórico-sociais, já que o
pensamento crítico não é inato, mas é desenvolvido nas mediações pedagógicas nos cursos de formação
de professores, constituindo-se numa formação reflexivo-crítica. De natureza qualitativa, foi realizada
no Centro de Estudos Superiores de Parintins, cujo os sujeitos foram 52 (cinquenta e dois) docentes dos
cursos de licenciatura, 06 (seis) egressos que concluíram no período de 2013/2 a 2017/2 e 139 (cento e
trinta e nove) moradores do município. Foram utilizadas como técnicas de pesquisa: A Pesquisa
Documental, o Questionário, o Grupo Focal Formativo e a Entrevista semiestruturada. Defende a tese
de que o processo cognitivo do pensamento mobilizado pelas mediações pedagógicas possibilita a
formação do professor reflexivo-crítico, proporcionando aos futuros educadores uma formação baseada
na reflexão-ação e na indissociabilidade da teoria e da prática. Os dados apontam que a formação do
pensamento crítico ainda não está construído de maneira sólida nas mediações pedagógicas nos cursos
de licenciatura. Isto porque nas vozes dos docentes, assim como dos egressos, a temática encontra-se
frágil e em processo de construção de seu real significado. |