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Dissertação
A construção de uma ecopedagogia na escola
As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover dis...
Autor principal: | Mitouso, Glacilene Medins de Menezes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8151172758512919, https://orcid.org/0000-0002-1343-9771 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884 |
Resumo: |
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As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo
agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos
docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas
interdisciplinares, capazes de promover discussões relacionadas às problemáticas
socioambientais na escola. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo a construção de um
Produto Educacional para auxiliar a prática pedagógica dos docentes do Ensino
Fundamental II quanto à conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos a partir da
abordagem do pensamento complexo e interdisciplinar. Para o desenvolvimento da
pesquisa utilizou-se o método dialógico e o paradigma da complexidade numa abordagem
qualitativa, sob a forma do estudo de caso, fazendo uso da análise documental, entrevista e
oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa
reconhecem os aspectos que interferem nas práticas de ensino e nos objetivos traçados
para o desenvolvimento dessas práticas, dificultando a abordagem das temáticas
socioambientais, sobretudo, relacionadas à conservação e o uso racional da água. Eles
corroboraram com a ideia de que a prática pedagógica interdisciplinar contribui para a
superação da visão disciplinar e fragmentada do processo educativo. E por fim,
reconheceram que a mudança demanda comprometimento por parte de todo o coletivo para
que seja implementada a Ecopedagogia na escola. Nessa perspectiva, o Produto
Educacional – Guia Didático: A construção de uma Ecopedagogia pelo uso racional e
sustentável dos recursos hídricos, se apresenta como uma ferramenta pedagógica de apoio
às práticas de ensino interdisciplinares que, visam a promoção das Ciências Ambientais e a
formação crítica e integral dos educandos do Ensino Fundamental II, podendo ser aplicado,
aprimorado e replicado nas diversas séries da Educação Básica. |