Dissertação

A construção de uma ecopedagogia na escola

As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover dis...

ver descrição completa

Autor principal: Mitouso, Glacilene Medins de Menezes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8151172758512919, https://orcid.org/0000-0002-1343-9771
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8884
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88842022-05-24T21:45:23Z A construção de uma ecopedagogia na escola Mitouso, Glacilene Medins de Menezes Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/8151172758512919 http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Fontoura, Jara Lourenço da http://lattes.cnpq.br/6874729785523519 Ferreira, Jarliane da Silva http://lattes.cnpq.br/8923905089631030 https://orcid.org/0000-0002-1343-9771 Educação ambiental Prática educativa Ciências Ambientais Sustentabilidade Recursos hídricos CIÊNCIAS AGRÁRIAS Prática educativa Formação docente Ensino Interdisciplinaridade Ecopedagogia As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover discussões relacionadas às problemáticas socioambientais na escola. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo a construção de um Produto Educacional para auxiliar a prática pedagógica dos docentes do Ensino Fundamental II quanto à conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos a partir da abordagem do pensamento complexo e interdisciplinar. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método dialógico e o paradigma da complexidade numa abordagem qualitativa, sob a forma do estudo de caso, fazendo uso da análise documental, entrevista e oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa reconhecem os aspectos que interferem nas práticas de ensino e nos objetivos traçados para o desenvolvimento dessas práticas, dificultando a abordagem das temáticas socioambientais, sobretudo, relacionadas à conservação e o uso racional da água. Eles corroboraram com a ideia de que a prática pedagógica interdisciplinar contribui para a superação da visão disciplinar e fragmentada do processo educativo. E por fim, reconheceram que a mudança demanda comprometimento por parte de todo o coletivo para que seja implementada a Ecopedagogia na escola. Nessa perspectiva, o Produto Educacional – Guia Didático: A construção de uma Ecopedagogia pelo uso racional e sustentável dos recursos hídricos, se apresenta como uma ferramenta pedagógica de apoio às práticas de ensino interdisciplinares que, visam a promoção das Ciências Ambientais e a formação crítica e integral dos educandos do Ensino Fundamental II, podendo ser aplicado, aprimorado e replicado nas diversas séries da Educação Básica. Socio-environmental issues have gained a lot of repercussion in the world scenario due to the worsening of the environmental and climate crises. In the educational field, it has demanded from teachers a theoretical and practical deepening on didactic and pedagogical interdisciplinary methodologies, capable of promoting discussions related to socioenvironmental issues at school. In this sense, this study aimed to build an Educational Product to assist the pedagogical practice of elementary school teachers regarding the conservation and sustainable use of water resources from the approach of complex and interdisciplinary thinking. The dialogical method and the complexity paradigm were used in the development of the research, in a qualitative approach, as a case study, using document analysis, interviews, and educational workshops. The results indicated that the research participants recognize the aspects that interfere with the teaching practices and the objectives set for the development of these practices, hindering the approach of socioenvironmental issues, especially those related to the conservation and rational use of water. They corroborated the idea that interdisciplinary pedagogical practice contributes to overcoming the disciplinary and fragmented vision of the educational process. And finally, they recognized that the change demands commitment from the whole group in order to implement Ecopedagogy at school. From this perspective, the Educational Product - Teaching Guide: The construction of an Ecopedagogy for the rational and sustainable use of water resources, presents itself as a pedagogical tool to support interdisciplinary teaching practices that aim to promote Environmental Sciences and the critical and integral formation of students from Elementary School II, and can be applied, improved and replicated in various grades of Basic Education. 2022-05-19T04:14:02Z 2022-04-13 Dissertação MITOUSO, Glacilene Medins de Menezes. A construção de uma ecopedagogia na escola. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé-AM, 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação ambiental
Prática educativa
Ciências Ambientais
Sustentabilidade
Recursos hídricos
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Prática educativa
Formação docente
Ensino
Interdisciplinaridade
Ecopedagogia
spellingShingle Educação ambiental
Prática educativa
Ciências Ambientais
Sustentabilidade
Recursos hídricos
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Prática educativa
Formação docente
Ensino
Interdisciplinaridade
Ecopedagogia
Mitouso, Glacilene Medins de Menezes
A construção de uma ecopedagogia na escola
topic_facet Educação ambiental
Prática educativa
Ciências Ambientais
Sustentabilidade
Recursos hídricos
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Prática educativa
Formação docente
Ensino
Interdisciplinaridade
Ecopedagogia
description As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover discussões relacionadas às problemáticas socioambientais na escola. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo a construção de um Produto Educacional para auxiliar a prática pedagógica dos docentes do Ensino Fundamental II quanto à conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos a partir da abordagem do pensamento complexo e interdisciplinar. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método dialógico e o paradigma da complexidade numa abordagem qualitativa, sob a forma do estudo de caso, fazendo uso da análise documental, entrevista e oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa reconhecem os aspectos que interferem nas práticas de ensino e nos objetivos traçados para o desenvolvimento dessas práticas, dificultando a abordagem das temáticas socioambientais, sobretudo, relacionadas à conservação e o uso racional da água. Eles corroboraram com a ideia de que a prática pedagógica interdisciplinar contribui para a superação da visão disciplinar e fragmentada do processo educativo. E por fim, reconheceram que a mudança demanda comprometimento por parte de todo o coletivo para que seja implementada a Ecopedagogia na escola. Nessa perspectiva, o Produto Educacional – Guia Didático: A construção de uma Ecopedagogia pelo uso racional e sustentável dos recursos hídricos, se apresenta como uma ferramenta pedagógica de apoio às práticas de ensino interdisciplinares que, visam a promoção das Ciências Ambientais e a formação crítica e integral dos educandos do Ensino Fundamental II, podendo ser aplicado, aprimorado e replicado nas diversas séries da Educação Básica.
author_additional Jesus, Edilza Laray de
author_additionalStr Jesus, Edilza Laray de
format Dissertação
author Mitouso, Glacilene Medins de Menezes
author2 http://lattes.cnpq.br/8151172758512919
https://orcid.org/0000-0002-1343-9771
author2Str http://lattes.cnpq.br/8151172758512919
https://orcid.org/0000-0002-1343-9771
title A construção de uma ecopedagogia na escola
title_short A construção de uma ecopedagogia na escola
title_full A construção de uma ecopedagogia na escola
title_fullStr A construção de uma ecopedagogia na escola
title_full_unstemmed A construção de uma ecopedagogia na escola
title_sort construção de uma ecopedagogia na escola
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884
_version_ 1831970073536888832
score 11.753735