/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A construção de uma ecopedagogia na escola
As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover dis...
Autor principal: | Mitouso, Glacilene Medins de Menezes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8151172758512919, https://orcid.org/0000-0002-1343-9771 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8884 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-88842022-05-24T21:45:23Z A construção de uma ecopedagogia na escola Mitouso, Glacilene Medins de Menezes Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/8151172758512919 http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Fontoura, Jara Lourenço da http://lattes.cnpq.br/6874729785523519 Ferreira, Jarliane da Silva http://lattes.cnpq.br/8923905089631030 https://orcid.org/0000-0002-1343-9771 Educação ambiental Prática educativa Ciências Ambientais Sustentabilidade Recursos hídricos CIÊNCIAS AGRÁRIAS Prática educativa Formação docente Ensino Interdisciplinaridade Ecopedagogia As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas interdisciplinares, capazes de promover discussões relacionadas às problemáticas socioambientais na escola. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo a construção de um Produto Educacional para auxiliar a prática pedagógica dos docentes do Ensino Fundamental II quanto à conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos a partir da abordagem do pensamento complexo e interdisciplinar. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método dialógico e o paradigma da complexidade numa abordagem qualitativa, sob a forma do estudo de caso, fazendo uso da análise documental, entrevista e oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa reconhecem os aspectos que interferem nas práticas de ensino e nos objetivos traçados para o desenvolvimento dessas práticas, dificultando a abordagem das temáticas socioambientais, sobretudo, relacionadas à conservação e o uso racional da água. Eles corroboraram com a ideia de que a prática pedagógica interdisciplinar contribui para a superação da visão disciplinar e fragmentada do processo educativo. E por fim, reconheceram que a mudança demanda comprometimento por parte de todo o coletivo para que seja implementada a Ecopedagogia na escola. Nessa perspectiva, o Produto Educacional – Guia Didático: A construção de uma Ecopedagogia pelo uso racional e sustentável dos recursos hídricos, se apresenta como uma ferramenta pedagógica de apoio às práticas de ensino interdisciplinares que, visam a promoção das Ciências Ambientais e a formação crítica e integral dos educandos do Ensino Fundamental II, podendo ser aplicado, aprimorado e replicado nas diversas séries da Educação Básica. Socio-environmental issues have gained a lot of repercussion in the world scenario due to the worsening of the environmental and climate crises. In the educational field, it has demanded from teachers a theoretical and practical deepening on didactic and pedagogical interdisciplinary methodologies, capable of promoting discussions related to socioenvironmental issues at school. In this sense, this study aimed to build an Educational Product to assist the pedagogical practice of elementary school teachers regarding the conservation and sustainable use of water resources from the approach of complex and interdisciplinary thinking. The dialogical method and the complexity paradigm were used in the development of the research, in a qualitative approach, as a case study, using document analysis, interviews, and educational workshops. The results indicated that the research participants recognize the aspects that interfere with the teaching practices and the objectives set for the development of these practices, hindering the approach of socioenvironmental issues, especially those related to the conservation and rational use of water. They corroborated the idea that interdisciplinary pedagogical practice contributes to overcoming the disciplinary and fragmented vision of the educational process. And finally, they recognized that the change demands commitment from the whole group in order to implement Ecopedagogy at school. From this perspective, the Educational Product - Teaching Guide: The construction of an Ecopedagogy for the rational and sustainable use of water resources, presents itself as a pedagogical tool to support interdisciplinary teaching practices that aim to promote Environmental Sciences and the critical and integral formation of students from Elementary School II, and can be applied, improved and replicated in various grades of Basic Education. 2022-05-19T04:14:02Z 2022-04-13 Dissertação MITOUSO, Glacilene Medins de Menezes. A construção de uma ecopedagogia na escola. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé-AM, 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação ambiental Prática educativa Ciências Ambientais Sustentabilidade Recursos hídricos CIÊNCIAS AGRÁRIAS Prática educativa Formação docente Ensino Interdisciplinaridade Ecopedagogia |
spellingShingle |
Educação ambiental Prática educativa Ciências Ambientais Sustentabilidade Recursos hídricos CIÊNCIAS AGRÁRIAS Prática educativa Formação docente Ensino Interdisciplinaridade Ecopedagogia Mitouso, Glacilene Medins de Menezes A construção de uma ecopedagogia na escola |
topic_facet |
Educação ambiental Prática educativa Ciências Ambientais Sustentabilidade Recursos hídricos CIÊNCIAS AGRÁRIAS Prática educativa Formação docente Ensino Interdisciplinaridade Ecopedagogia |
description |
As questões socioambientais têm ganhado bastante repercussão no cenário mundial pelo
agravamento das crises ambiental e climática. No campo educacional, tem exigido dos
docentes um aprofundamento teórico e prático sobre metodologias didático-pedagógicas
interdisciplinares, capazes de promover discussões relacionadas às problemáticas
socioambientais na escola. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo a construção de um
Produto Educacional para auxiliar a prática pedagógica dos docentes do Ensino
Fundamental II quanto à conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos a partir da
abordagem do pensamento complexo e interdisciplinar. Para o desenvolvimento da
pesquisa utilizou-se o método dialógico e o paradigma da complexidade numa abordagem
qualitativa, sob a forma do estudo de caso, fazendo uso da análise documental, entrevista e
oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa
reconhecem os aspectos que interferem nas práticas de ensino e nos objetivos traçados
para o desenvolvimento dessas práticas, dificultando a abordagem das temáticas
socioambientais, sobretudo, relacionadas à conservação e o uso racional da água. Eles
corroboraram com a ideia de que a prática pedagógica interdisciplinar contribui para a
superação da visão disciplinar e fragmentada do processo educativo. E por fim,
reconheceram que a mudança demanda comprometimento por parte de todo o coletivo para
que seja implementada a Ecopedagogia na escola. Nessa perspectiva, o Produto
Educacional – Guia Didático: A construção de uma Ecopedagogia pelo uso racional e
sustentável dos recursos hídricos, se apresenta como uma ferramenta pedagógica de apoio
às práticas de ensino interdisciplinares que, visam a promoção das Ciências Ambientais e a
formação crítica e integral dos educandos do Ensino Fundamental II, podendo ser aplicado,
aprimorado e replicado nas diversas séries da Educação Básica. |
author_additional |
Jesus, Edilza Laray de |
author_additionalStr |
Jesus, Edilza Laray de |
format |
Dissertação |
author |
Mitouso, Glacilene Medins de Menezes |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8151172758512919 https://orcid.org/0000-0002-1343-9771 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/8151172758512919 https://orcid.org/0000-0002-1343-9771 |
title |
A construção de uma ecopedagogia na escola |
title_short |
A construção de uma ecopedagogia na escola |
title_full |
A construção de uma ecopedagogia na escola |
title_fullStr |
A construção de uma ecopedagogia na escola |
title_full_unstemmed |
A construção de uma ecopedagogia na escola |
title_sort |
construção de uma ecopedagogia na escola |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8884 |
_version_ |
1831970073536888832 |
score |
11.753735 |