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Dissertação
A BNCC e as práticas de ensino docente para a temática ambiental no ensino fundamental I: ciclo hidrológico
O trabalho apresenta o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico no Ensino Fundamental I, na perspectiva de evidenciar as potencialidades e fragilidades da práxis docente no favorecimento da aprendizagem significativa. Nesse direcionamen...
Autor principal: | Rocha, Rosângela Lima |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3154475428293999 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9032 |
Resumo: |
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O trabalho apresenta o desenvolvimento de competências e habilidades no processo
de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico no Ensino Fundamental I, na
perspectiva de evidenciar as potencialidades e fragilidades da práxis docente no
favorecimento da aprendizagem significativa. Nesse direcionamento, foi
indispensável conhecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento
orientador da proposta dos currículos da educação brasileira. Assim, o objetivo geral
desta pesquisa foi verificar elementos da proposta pedagógica da BNCC para o
ensino do objeto de conhecimento “ciclo hidrológico”, a partir dos componentes
curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes,
Educação Física, Ensino Religioso e Educação Física, referentes ao 5o (quinto) ano
do ensino fundamental I. O método utilizado foi o estudo de caso e a abordagem
metodológica foi qualitativa, com a utilização das estratégias da análise documental
e observação participante. Os procedimentos operacionais ocorreram em dois
momentos: (1) Análise nos Planos de Curso e Diário de Classe dos Docentes dos
componentes curriculares do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental I, do ano de 2021;
(2) A partir da investigação, foi realizada uma oficina com docentes para a
elaboração de uma Sequência Didática fundamentada nas dez Competências
Gerais da BNCC e nos Objetivos 4 e 6 dos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável - ODS propostos pela Organização das Nações Unidas - ONU. Os
resultados foram organizados em categorias, o que sinalizou existir forte relação
entre o significado oferecido pelo aluno ao conteúdo ensinado nas aulas e as
atitudes do professor. Além disso, a pesquisa apontou para um ensino que necessita
de mais ferramentas sensibilizadoras sobre a questão hídrica, que sobressaiam em
relação às aulas de predominância expositiva, restritas ao constante uso de
atividades impressas e uso do livro didático. O produto educacional se apresenta no
anexo 1, a Sequência Didática Interdisciplinar. Como conclusão, verifica-se que a
maioria dos professores da escola estudada conhece, mas ainda não utiliza, a
BNCC na prática docente. A prática tradicional de ensino do ciclo hidrológico ainda
está presente, apontando para a necessidade de inovação no processo de ensino-
aprendizagem no Ensino Fundamental, que culmine na reflexão-ação-reflexão sobre
a importância do ciclo hidrológico e de todo o ambiente. Quando envolvidos, os
professores são capazes de promover o ensino-aprendizagem associando
conhecimentos do cotidiano com o científico, resultando em aprendizagem
significativa, capaz de transformar a vida do aluno a partir de sua vivência. |