Tese

Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica

Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia...

ver descrição completa

Autor principal: Paz, Damaris Teixeira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3115978612885129, https://orcid.org/0000-0002-9973-9811
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9044
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-90442022-09-02T05:03:32Z Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica Paz, Damaris Teixeira Higuchi, Maria Inês Gasparetto http://lattes.cnpq.br/3115978612885129 http://lattes.cnpq.br/8607852207828061 Pato, Claudia Márcia Lyra Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges https://orcid.org/0000-0002-9973-9811 CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO Educação ambiental Imersão na natureza Bem-estar Ensino superior Ciências ambientais Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia com os problemas ambientais. A Conexão com a Natureza (CN) é um conceito que descreve um senso subjetivo de vínculo com o mundo natural, constituído de aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A CN é um preditor de comportamentos pró-ambientais (CPA), o que a torna necessária para a construção de sociedades mais sustentáveis. Os processos educativos podem contribuir para o fortalecimento da CN, dentre eles destacam-se aqueles que promovem maior contato dos estudantes com os ambientes naturais. Nessa pesquisa, buscou-se compreender como experiências educativas na floresta amazônica podem afetar a CN em estudantes universitários de engenharia florestal. Para responder a esse objetivo um conjunto de dados foi coletado com participantes e ex-participantes do Curso de Manejo Florestal do INPA. Um curso que utiliza de aulas de imersão na floresta amazônica para o ensino de conceitos e técnicas de manejo florestal. As aulas são realizadas em uma estação de silvicultura, próxima a cidade de Manaus, Amazonas, no Brasil, onde há uma base de pesquisas científicas sobre manejo florestal. A pesquisa foi realizada em quatro etapas (survey, observação, rodas de conversa e questionário pós-curso). No survey participaram 148 egressos do curso (78 F e 70 M) e nas demais etapas participaram 35 estudantes da turma de 2021. Os resultados mostram que as aulas na floresta auxiliam nos processos de aprendizagem de conceitos das ciências ambientais, mas também fortalecem os vínculos com a floresta. As aulas permitem que os instrutores utilizem elementos da floresta para o ensino, com estímulo contínuo para que os estudantes observem os ambientes ao seu redor. A imersão em atividades educativas contribui para que os jovens reconheçam a importância da floresta e também os auxilia a desenvolver habilidades. Dentre elas, algumas que vão necessitar em suas rotinas laborais como o trabalho em equipe, o uso de ferramentas e equipamentos, a organização de dados e a comunicação. O uso da natureza como ambiente de ensino se mostra promissor no contexto brasileiro, onde existe uma diversidade de ecossistemas ao longo do território nacional. Por isso, torna-se necessária a ampliação dos estudos com participantes de outras áreas de conhecimento, níveis de ensino e biomas. With the increase in the concentration of people inhabiting urban centers, there is also a decrease in direct experiences of contact with nature. Living away from natural environments can affect human health, but also diminish people's affinity with nature. Which can generate a lack of empathy with environmental problems. Connection with Nature (CWN) is a concept that describes a subjective sense of connection with the natural world, consisting of cognitive, affective and behavioral aspects. CWN is a predictor of pro-environmental behaviors (PEB). Which makes it necessary for the construction of more sustainable societies. Educational processes can contribute to the strengthening of CWN, among them those that promote greater contact of students and natural environments stand out. In this research, we sought to understand how educational experiences in the Amazon rainforest can affect CWN in university students of forest engineering. A course that uses immersion classes in the Amazon rainforest to teach forest management concepts and techniques. Classes are held at a forestry station, near the city of Manaus in Brazil, where there is a scientific research base on forest management. The research was carried out in four stages (survey, observation, conversation circles and post-course questionnaire). In first stage, 148 graduates of the course (78 F and 70 M) participated in the survey and 35 students from the class of 2021 participated in the other stages. The results show that classes in the forest help in the processes of learning environmental science concepts, but also strengthen the bonds with the forest. Classes allow instructors to use elements of the forest for teaching, with continuous stimulation for students to observe their surroundings. Immersion in educational activities helps young people to recognize the importance of the forest and also helps them to develop skills. Among them, skills they will need in their work routines such as teamwork, the use of tools and equipment, data organization and communication. The use of nature as a teaching environment is promising in the Brazilian context, where there is a diversity of ecosystems throughout the national territory. Therefore, it is necessary to expand studies with participants from other areas of knowledge, educational levels and biomes. CNPq INCT Madeiras da Amazônia Fapeam 2022-09-01T20:02:24Z 2022-07-29 Tese PAZ, Damaris Teixeira. Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO
Educação ambiental
Imersão na natureza
Bem-estar
Ensino superior
Ciências ambientais
spellingShingle CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO
Educação ambiental
Imersão na natureza
Bem-estar
Ensino superior
Ciências ambientais
Paz, Damaris Teixeira
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
topic_facet CIENCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO
Educação ambiental
Imersão na natureza
Bem-estar
Ensino superior
Ciências ambientais
description Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia com os problemas ambientais. A Conexão com a Natureza (CN) é um conceito que descreve um senso subjetivo de vínculo com o mundo natural, constituído de aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A CN é um preditor de comportamentos pró-ambientais (CPA), o que a torna necessária para a construção de sociedades mais sustentáveis. Os processos educativos podem contribuir para o fortalecimento da CN, dentre eles destacam-se aqueles que promovem maior contato dos estudantes com os ambientes naturais. Nessa pesquisa, buscou-se compreender como experiências educativas na floresta amazônica podem afetar a CN em estudantes universitários de engenharia florestal. Para responder a esse objetivo um conjunto de dados foi coletado com participantes e ex-participantes do Curso de Manejo Florestal do INPA. Um curso que utiliza de aulas de imersão na floresta amazônica para o ensino de conceitos e técnicas de manejo florestal. As aulas são realizadas em uma estação de silvicultura, próxima a cidade de Manaus, Amazonas, no Brasil, onde há uma base de pesquisas científicas sobre manejo florestal. A pesquisa foi realizada em quatro etapas (survey, observação, rodas de conversa e questionário pós-curso). No survey participaram 148 egressos do curso (78 F e 70 M) e nas demais etapas participaram 35 estudantes da turma de 2021. Os resultados mostram que as aulas na floresta auxiliam nos processos de aprendizagem de conceitos das ciências ambientais, mas também fortalecem os vínculos com a floresta. As aulas permitem que os instrutores utilizem elementos da floresta para o ensino, com estímulo contínuo para que os estudantes observem os ambientes ao seu redor. A imersão em atividades educativas contribui para que os jovens reconheçam a importância da floresta e também os auxilia a desenvolver habilidades. Dentre elas, algumas que vão necessitar em suas rotinas laborais como o trabalho em equipe, o uso de ferramentas e equipamentos, a organização de dados e a comunicação. O uso da natureza como ambiente de ensino se mostra promissor no contexto brasileiro, onde existe uma diversidade de ecossistemas ao longo do território nacional. Por isso, torna-se necessária a ampliação dos estudos com participantes de outras áreas de conhecimento, níveis de ensino e biomas.
author_additional Higuchi, Maria Inês Gasparetto
author_additionalStr Higuchi, Maria Inês Gasparetto
format Tese
author Paz, Damaris Teixeira
author2 http://lattes.cnpq.br/3115978612885129
https://orcid.org/0000-0002-9973-9811
author2Str http://lattes.cnpq.br/3115978612885129
https://orcid.org/0000-0002-9973-9811
title Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
title_short Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
title_full Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
title_fullStr Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
title_full_unstemmed Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
title_sort conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044
_version_ 1831970102164062208
score 11.753735