/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Gastronomia sustentável: contextualizando o ensino de empreendedorismo ambiental
As empresas, de modo geral, causam impactos negativos e positivos ao ambiente. Os negativos são, geralmente, resultados da busca desenfreada de lucro. Esses impactos refletem na sociedade como um todo, problemas ambientais que transformam o ambiente natural afetando com isso a qualidade de vida d...
Autor principal: | Araújo, Raimundo Gonçalves de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8014173543740500 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9085 |
Resumo: |
---|
As empresas, de modo geral, causam impactos negativos e positivos ao ambiente. Os
negativos são, geralmente, resultados da busca desenfreada de lucro. Esses impactos
refletem na sociedade como um todo, problemas ambientais que transformam o
ambiente natural afetando com isso a qualidade de vida de todos. Diante disto, a
comunidade planetária clama por empreendimentos que eliminem ou mitiguem tais
impactos. O empreendedorismo ambiental surge como um tema relevante para a
sociedade e academia, ao buscar o desenvolvimento econômico por meio de
empreendimentos que não impactem negativamente o ambiente e, ao mesmo tempo,
desenvolvam novos conhecimentos acadêmicos. Desta forma, essa modalidade de
empreender torna-se um desafio para os novos empreendedores e para os educadores
em geral. Enquanto o desafio dos empreendedores está na geração de valor por meio de
produtos ou serviços que não tragam consequências negativas ao ambiente, as
instituições de ensino abraçam um desafio ainda maior, ou seja, formarem gerações de
profissionais para um bom convívio social e com responsabilidade incorporadoras da
ética ambiental. Porém, não é uma tarefa fácil a construção desses conhecimentos e, para
que ocorram de forma eficiente é preciso que os educadores utilizem métodos,
estratégias e materiais didáticos inovadores e de qualidade. Justamente para atender
essa demanda é que nos dedicamos a trabalhar o ensino das ciências ambientais tendo
o empreendedorismo ambiental como tema gerador. Nos orientamos, portanto pelos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, especificamente as
ODS 4 - "Educação de Qualidade" e ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico", além das novas
diretrizes estabelecidas na BNCC. Diante disto, a
pesquisa buscou desenvolver um produto didático pedagógico para o ensino das
ciências ambientais tendo o empreendedorismo ambiental como tema gerador e a
gastronomia sustentável como contextualização local. Para tanto, foi necessário
identificar, a partir da percepção dos educandos do 3º ano ensino médio do
IFAM/Campus Tefé, os componentes da agrobiodiversidade local constituintes da
gastronomia de Tefé. Assim como, caracterizar os elementos e fundamentos
estruturantes de empresas gastronômicas na perspectiva do empreendedorismo
ambiental. Para isso, os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa
caracterizaram-na como pesquisa- ação. As oficinas pedagógicas foram usadas como
técnicas de pesquisa de campo e foram conduzidas por meio de dinâmicas de grupos
adaptando as ferramentas de gestão de negócios. Portanto, favorecer aos educandos
uma aprendizagem significativa construída por estratégias pedagógicas baseadas na
problematização, contextualização e interdisciplinaridade, foi a principal meta ao
finalizar a pesquisa. Diante disto, desenvolveu-se uma a sequência didática com o tema
empreendedorismo ambiental, contribuindo com o aprimoramento do ensino das
ciências ambientais a partir da compreensão dos fundamentos do empreendedorismo
ambiental a partir de um caso de negócio do ramo da gastronomia local. |