Dissertação

O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas

O presente trabalho descreve a percepção de professores do ensino de ciências biológicas do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas nos campis de Humaitá e Lábrea localizados no sul do Amazonas durante a pandemia de COVID-19. O referencial teórico da p...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Luiz Carlos Michilis de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1445691748040630, https://orcid.org/0000-0002-6093-1419
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9110
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9110
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91102023-12-20T05:03:45Z O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas Carvalho, Luiz Carlos Michilis de Lima, Renato Abreu http://lattes.cnpq.br/1445691748040630 http://lattes.cnpq.br/5164284305900865 Moura, Osvanda Silva de http://lattes.cnpq.br/6645304551883488 Menezes, Jorge de Almeida http://lattes.cnpq.br/5546652961693009 https://orcid.org/0000-0002-6093-1419 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO TICs Ferramenta Aulas Remotas Ensino e Aprendizagem O presente trabalho descreve a percepção de professores do ensino de ciências biológicas do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas nos campis de Humaitá e Lábrea localizados no sul do Amazonas durante a pandemia de COVID-19. O referencial teórico da pesquisa se sustenta pelos autores como Krasilchik, Villani, Vaccarezza, Freire, Fourez, Marco, López Cerezo, Pfeiffer, Carvalho, Kenski, Zaleski, Bento; Belchior, Bacich, Moore; Kearsley que nos deram base para o entendimento aprofundado as práticas pedagógicas durante o período pandêmico. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas de professores, durante a pandemia, no componente curricular do ensino de biologia do ensino médio técnico na Forma Integrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas os quais foram convidados a responder um questionário online. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Na pesquisa documental compreendeu-se a presença das TICs, porém, sem aplicabilidade prática parte da instituição de ensino e docentes. A análise da percepção dos professores de ciências biológicas revelou o reconhecimento das TICs, entretanto, por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se o desinteresse na inclusão das ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e aprendizagem nas aulas remotas emergenciais por parte dos docentes. Ainda, percebeu-se que o nível de aprendizagem foi baixo durante a pandemia pela falta de auxílio àqueles discentes menos favorecidos. Conclui-se que as TICs estão presente no cotidiano escolar, porém, não são usadas por muitos professores de Biologia. The present work describes the perception of biology teachers of technical high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of amazonas on the campuses of Humaitá and Lábrea located in the south of amazonas during the COVID-19 pandemic. The theoretical framework of the research is supported by authors such as Krasilchik, Villani, Vaccarezza, Freire, Fourez, Marco, López Cerezo, Pfeiffer, Carvalho, Kenski, Zaleski, Bento; Belchior, Bacich, Moore; Kearsley who gave us the basis for in-depth understanding of pedagogical practices during the pandemic period. The research was carried out with the objective of analyzing the pedagogical practices of teachers, during the pandemic, in the curricular component of biological sciences of technical high school in the Integrated Form at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas who were invited to answer an online questionnaire. The research took a qualitative approach. In the documentary research, the presence of TICs was understood, however, without practical applicability part of the educational institution and teachers. The analysis of the perception of life sciences teachers revealed the recognition of the, however, through the analysis of the teachers' posture, it was perceived the disinterest in the inclusion of technological tools in the teaching and learning processes in emergency remote classes by teachers. Furthermore, it was noticed that the level of learning was low during the pandemic due to the lack of assistance to those less favored students. It is concluded that the TICs are present in the school routine, however, they are not used by many biology teachers. 2022-10-11T18:55:26Z 2022-08-19 Dissertação CARVALHO, Luiz Carlos Michilis de. O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9110 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
TICs
Ferramenta
Aulas Remotas
Ensino e Aprendizagem
spellingShingle CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
TICs
Ferramenta
Aulas Remotas
Ensino e Aprendizagem
Carvalho, Luiz Carlos Michilis de
O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
topic_facet CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
TICs
Ferramenta
Aulas Remotas
Ensino e Aprendizagem
description O presente trabalho descreve a percepção de professores do ensino de ciências biológicas do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas nos campis de Humaitá e Lábrea localizados no sul do Amazonas durante a pandemia de COVID-19. O referencial teórico da pesquisa se sustenta pelos autores como Krasilchik, Villani, Vaccarezza, Freire, Fourez, Marco, López Cerezo, Pfeiffer, Carvalho, Kenski, Zaleski, Bento; Belchior, Bacich, Moore; Kearsley que nos deram base para o entendimento aprofundado as práticas pedagógicas durante o período pandêmico. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas de professores, durante a pandemia, no componente curricular do ensino de biologia do ensino médio técnico na Forma Integrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas os quais foram convidados a responder um questionário online. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Na pesquisa documental compreendeu-se a presença das TICs, porém, sem aplicabilidade prática parte da instituição de ensino e docentes. A análise da percepção dos professores de ciências biológicas revelou o reconhecimento das TICs, entretanto, por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se o desinteresse na inclusão das ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e aprendizagem nas aulas remotas emergenciais por parte dos docentes. Ainda, percebeu-se que o nível de aprendizagem foi baixo durante a pandemia pela falta de auxílio àqueles discentes menos favorecidos. Conclui-se que as TICs estão presente no cotidiano escolar, porém, não são usadas por muitos professores de Biologia.
author_additional Lima, Renato Abreu
author_additionalStr Lima, Renato Abreu
format Dissertação
author Carvalho, Luiz Carlos Michilis de
author2 http://lattes.cnpq.br/1445691748040630
https://orcid.org/0000-0002-6093-1419
author2Str http://lattes.cnpq.br/1445691748040630
https://orcid.org/0000-0002-6093-1419
title O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
title_short O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
title_full O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
title_fullStr O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
title_full_unstemmed O ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas
title_sort o ensino de ciências em tempos de pandemia a percepção de professores de ensino médio da disciplina ciências biológicas do instituto federal de educação, ciências e tecnologia do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9110
_version_ 1831970113957396480
score 11.753735