Dissertação

A territorialidade religiosa tematizada na distribuição espacial das igrejas evangélicas pentecostais no bairro Zumbi dos Palmares, em Manaus - AM (2019-2021)

A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a territorialidade religiosa das igrejas evangélicas pentecostais a partir de uma caracterização da organização socioespacial alinhada à estrutura religiosa em sua dinâmica de estratégia de crescimento no interior dos ciclos de reprodução pente...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Antonio Jose Gomes de
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/5413775180464557
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9153
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a territorialidade religiosa das igrejas evangélicas pentecostais a partir de uma caracterização da organização socioespacial alinhada à estrutura religiosa em sua dinâmica de estratégia de crescimento no interior dos ciclos de reprodução pentecostal. O posicionamento e a espacialidade dos templos evangélicos de diferentes denominações pentecostais e o modo como elas se articulam e interagem no espaço geográfico, constituem um sistema territorial religioso no espaço urbano. Em outras palavras, uma estrutura religiosa é visibilizada numa paisagem religiosa, neste caso, evangélica pentecostal, no contexto de uma rede territorial de atuação que segue o ritmo da sociedade contemporânea. São os objetivos específicos desta pesquisa: caracterizar a organização socioespacial a partir das relações sociais vinculadas à estrutura religiosa no atual contexto do espaço urbano da metrópole Manaus; entender o fenômeno religioso na sua dimensão simbólica no espaço geográfico enquanto produção e reprodução da prática socioespacial; relacionar os processos socioespaciais no bairro Zumbi dos Palmares com a territorialidade religiosa das igrejas cristãs evangélicas pentecostais expressa na distribuição espacial dos templos. Portanto, a partir do estudo da espacialidade dos templos pentecostais em maior número no bairro Zumbi dos Palmares em Manaus foi possível desenvolver a investigação da territorialidade religiosa, caracterizando a organização socioespacial. Este estudo também oportunizou identificar a atuação de uma rede territorial do pentecostalismo por dentro das malhas institucionais das igrejas na sua dinâmica de expansão no tecido urbano, considerando o recorte espacial, a saber, o bairro Zumbi dos Palmares em Manaus e dentro de um recorte temporal (2019-2021).