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Dissertação
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas
Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer...
Autor principal: | Batalha, Cleuderson de Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0326692080579726 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9170 |
Resumo: |
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Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as
plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais
no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta
farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer
inúmeras informações sobre grupos sociais detentores desse saber e as
diferentes estratégias de manejo e conservação dessas espécies. A partir desta
reflexão, surgiu a ideia de estudar uma abordagem didática interdisciplinar, de
maneira a contextualizar o ensino das ciências ambientais a partir dos saberes
dos educandos e seus familiares sobre as plantas medicinais. Portanto, nos
propusemos a desenvolver material didático para o ensino das ciências
ambientais a partir da percepção dos educandos sobre as plantas medicinais. O
estudo foi desenvolvido no IFAM Campus Tefé com os educandos da 3ª série do
Curso Técnico em Administração na forma integrada. No desenvolvimento do
estudo, foram utilizadas diferentes estratégias, como oficinas temáticas,
pesquisa no âmbito de sua rede de relações sociais, rodas de conversas,
dinâmicas de grupo e a construção de Mural Cultural Interdisciplinar. Para
analisar as informações coletadas, optou-se pela abordagem qualitativa para
interpretar os valores culturais, representações, atitudes, opiniões e hábitos dos
educandos e de sua rede de relações sociais. Foi identificado o saber local sobre
as plantas; descrito o uso e conservação das plantas de uso medicinal; e por fim,
elaborado um roteiro de atividades colaborativo interdisciplinar. O saber local
sobre as plantas medicinais mostrou-se uma excelente temática de
contextualização do ensino das ciências ambientais, motivadora do diálogo entre
educando-educando, educando-pesquisador e educando-familiares sendo ainda
geradora de conhecimentos que foram além dos muros da escola. |