/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas
Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer...
Autor principal: | Batalha, Cleuderson de Oliveira |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0326692080579726 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9170 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9170 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91702022-12-02T05:03:42Z Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas Batalha, Cleuderson de Oliveira Martins, Lúcia Helena Pinheiro http://lattes.cnpq.br/0326692080579726 http://lattes.cnpq.br/6681836743502942 Jesus, Edilza Laray de Chagas, Jolemia Cristina Nascimento das Plantas medicinais - Amazônia Biodiversidade - Conservação Medicina popular CIENCIAS BIOLOGICAS Saber local Conservação da biodiversidade Ensino contextualizado Interdisciplinaridade Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer inúmeras informações sobre grupos sociais detentores desse saber e as diferentes estratégias de manejo e conservação dessas espécies. A partir desta reflexão, surgiu a ideia de estudar uma abordagem didática interdisciplinar, de maneira a contextualizar o ensino das ciências ambientais a partir dos saberes dos educandos e seus familiares sobre as plantas medicinais. Portanto, nos propusemos a desenvolver material didático para o ensino das ciências ambientais a partir da percepção dos educandos sobre as plantas medicinais. O estudo foi desenvolvido no IFAM Campus Tefé com os educandos da 3ª série do Curso Técnico em Administração na forma integrada. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas diferentes estratégias, como oficinas temáticas, pesquisa no âmbito de sua rede de relações sociais, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e a construção de Mural Cultural Interdisciplinar. Para analisar as informações coletadas, optou-se pela abordagem qualitativa para interpretar os valores culturais, representações, atitudes, opiniões e hábitos dos educandos e de sua rede de relações sociais. Foi identificado o saber local sobre as plantas; descrito o uso e conservação das plantas de uso medicinal; e por fim, elaborado um roteiro de atividades colaborativo interdisciplinar. O saber local sobre as plantas medicinais mostrou-se uma excelente temática de contextualização do ensino das ciências ambientais, motivadora do diálogo entre educando-educando, educando-pesquisador e educando-familiares sendo ainda geradora de conhecimentos que foram além dos muros da escola. As part of the great diversity of plant species in the Amazon Biome, medicinal plants are still widely used by local populations in the treatment of various diseases. These populations have a vast natural pharmacopoeia in their environment. Studies on these plants can provide innumerable information about the social groups that hold this knowledge and the different management and conservation strategies of these species. From this reflection, the idea arose of studying an interdisciplinary didactic approach to contextualize the teaching of environmental sciences from the knowledge of students and family members about medicinal plants. Thus, we proposed to develop didactic material for the learning of environmental sciences from the students' perception of medicinal plants. The study was developed at the IFAM Campus Tefé with students from the 3rd grade of the Technical Course in Administration integrated with High School. In the development of the study, different strategies were used, such as thematic workshops, research into its network of social relationships, conversation circles, group dynamics and the creation of an Interdisciplinary Cultural Mural. To analyze the information collected, a qualitative approach was chosen to understand the cultural values, representations, attitudes, opinions and habits of the students and their network of social relationships. We identified the local knowledge about plants; We described the use and conservation of medicinal plants; and we developed a roadmap for interdisciplinary collaborative activities. Local knowledge about medicinal plants proved to be an excellent topic to contextualize the teaching of environmental sciences, motivating dialogue between student-student, student-researcher and student-family and creating knowledge that went beyond the walls of the school. 2022-12-01T21:16:20Z 2022-10-03 Dissertação BATALHA, Cleuderson de Oliveira. Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9170 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Plantas medicinais - Amazônia Biodiversidade - Conservação Medicina popular CIENCIAS BIOLOGICAS Saber local Conservação da biodiversidade Ensino contextualizado Interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Plantas medicinais - Amazônia Biodiversidade - Conservação Medicina popular CIENCIAS BIOLOGICAS Saber local Conservação da biodiversidade Ensino contextualizado Interdisciplinaridade Batalha, Cleuderson de Oliveira Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas |
topic_facet |
Plantas medicinais - Amazônia Biodiversidade - Conservação Medicina popular CIENCIAS BIOLOGICAS Saber local Conservação da biodiversidade Ensino contextualizado Interdisciplinaridade |
description |
Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as
plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais
no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta
farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer
inúmeras informações sobre grupos sociais detentores desse saber e as
diferentes estratégias de manejo e conservação dessas espécies. A partir desta
reflexão, surgiu a ideia de estudar uma abordagem didática interdisciplinar, de
maneira a contextualizar o ensino das ciências ambientais a partir dos saberes
dos educandos e seus familiares sobre as plantas medicinais. Portanto, nos
propusemos a desenvolver material didático para o ensino das ciências
ambientais a partir da percepção dos educandos sobre as plantas medicinais. O
estudo foi desenvolvido no IFAM Campus Tefé com os educandos da 3ª série do
Curso Técnico em Administração na forma integrada. No desenvolvimento do
estudo, foram utilizadas diferentes estratégias, como oficinas temáticas,
pesquisa no âmbito de sua rede de relações sociais, rodas de conversas,
dinâmicas de grupo e a construção de Mural Cultural Interdisciplinar. Para
analisar as informações coletadas, optou-se pela abordagem qualitativa para
interpretar os valores culturais, representações, atitudes, opiniões e hábitos dos
educandos e de sua rede de relações sociais. Foi identificado o saber local sobre
as plantas; descrito o uso e conservação das plantas de uso medicinal; e por fim,
elaborado um roteiro de atividades colaborativo interdisciplinar. O saber local
sobre as plantas medicinais mostrou-se uma excelente temática de
contextualização do ensino das ciências ambientais, motivadora do diálogo entre
educando-educando, educando-pesquisador e educando-familiares sendo ainda
geradora de conhecimentos que foram além dos muros da escola. |
author_additional |
Martins, Lúcia Helena Pinheiro |
author_additionalStr |
Martins, Lúcia Helena Pinheiro |
format |
Dissertação |
author |
Batalha, Cleuderson de Oliveira |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0326692080579726 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/0326692080579726 |
title |
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas |
title_short |
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas |
title_full |
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas |
title_fullStr |
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas |
title_full_unstemmed |
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas |
title_sort |
plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do ifam campus tefé, amazonas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2022 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9170 |
_version_ |
1831970126875852800 |
score |
11.753735 |