Dissertação

Pescando saberes: das águas ao ensino interdisciplinar na calha do Rio Solimões

A pesquisa busca compreender como a atividade pesqueira na calha do Rio Solimões pode contribuir para a educação interdisciplinar, entre o saber ambiental e o saber (disciplinar) científico, na gestão de territórios e recursos naturais, a partir de uma aprendizagem contextualizada que possibilite...

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Autor principal: Amorim, Thayana Karoliny Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8393243097060226
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9171
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-91712023-01-03T15:06:26Z Pescando saberes: das águas ao ensino interdisciplinar na calha do Rio Solimões Amorim, Thayana Karoliny Costa Rapozo, Pedro Henrique Coelho http://lattes.cnpq.br/8393243097060226 http://lattes.cnpq.br/2679908172389276 Cruz, Manuel de Jesus Masulo da Jesus, Edilza Laray de Recursos pesqueiros - Amazônia Pesca - Amazônia Educação ambiental - Amazônia CIENCIAS AGRARIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA CIENCIAS BIOLOGICAS Saber ambiental Jogo de tabuleiro Recursos pesqueiros Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS Amazônia Environmental knowledge Board game Fishing resources Sustainable Development Goals - SDGs Amazon A pesquisa busca compreender como a atividade pesqueira na calha do Rio Solimões pode contribuir para a educação interdisciplinar, entre o saber ambiental e o saber (disciplinar) científico, na gestão de territórios e recursos naturais, a partir de uma aprendizagem contextualizada que possibilite o reconhecimento, análise crítica e intervenção cidadã na sociedade. Para isso são utilizadas as categorias conceituais de Saber ambiental, Território e Territorialidades, Gestão de recursos e Bens comuns, fundamentada nos estudos de governança ambiental, estas categorias ajudarão a responder se metodologias contextualizadas de ensino-aprendizagem para as Ciências Ambientais colaboram para mitigação de conflitos e gestão de territórios socioambientais em áreas de atividade pesqueira. A pesquisa seguiu o método qualitativo com estudo de caso em duas cidades, Manacapuru e Tefé, ambas localizadas na Calha do Rio Solimões. Os procedimentos metodológicos adotados foram levantamento bibliográfico, aplicação de formulário via link virtual pelo Google Forms e entrevistas semiestruturadas virtuais no Google Meet ao grupo de interlocutores para identificar desafios e entendimentos, histórias vividas e experiências acadêmicas, dos docentes, alunos e alunas do ensino médio do curso técnico de Recurso Pesqueiro do IFAM – Campus Manacapuru. A contextualização a partir da sistematização de saberes ambientais e teorias permitiu a construção do produto didático apresentado como jogo de tabuleiro intitulado ―Pescando saberes‖, ferramenta de fácil acesso e uso aplicável no ambiente escolar e nas diversas realidades de comunidades tradicionais amazônicas. Após a construção do protótipo do jogo, realizamos uma fase de teste em outro local de pesquisa no município de Tefé, AM. Este novo local foi escolhido pelas características socioambientais de relação histórica com a atividade pesqueira. Em seguida, a fase de validação voltou aos sujeitos do IFAM – Manacapuru. Desse modo, os resultados esperados incluem a adoção da ferramenta interdisciplinar; a autogestão de recursos naturais e territórios; e a prática sustentável nos ambientes de várzea amazônica. Este trabalho apresenta uma Introdução com o percurso metodológico para sua construção, os capítulos um, dois e três discorrem sobre as bases conceituais do Saber ambiental, Complexidade Ambiental, contextualização da Pesca e Interdisciplinaridade, além da temática de Jogos na Educação e, por fim apresentamos o Produto educacional no formato de jogo de tabuleiro intitulado ―Pescando saberes‖. Os resultados e análises apontam uma experiência positiva da metodologia adotada e apresentam viabilidade de replicabilidade, adaptação, reprodução em outros contextos que necessitem da abordagem interdisciplinar para contextualização da problemática socioambiental vivenciada nas escalas local, regional, nacional e global. The research seeks to understand how fishing activity in the Solimões River channel can contribute to interdisciplinary education, between environmental knowledge and scientific (disciplinary) knowledge, in the management of territories and natural resources from contextualized learning that allows recognition, critical analysis and citizen intervention in society. For this, the conceptual categories of Environmental Knowledge, Territory and Territorialities, Resource Management and Common Goods are used, based on environmental governance studies, these categories will help answer whether contextualized teaching- learning methodologies for environmental sciences collaborate to mitigate conflicts and manage socio-environmental territories in areas of fishing activity. The research followed the qualitative method with a case study in two cities, Manacapuru and Tefé, located in the Solimões River Region. The methodological procedures adopted were bibliographic survey, application of form via virtual link by Google Forms and virtual semi-structured interviews on Google Meet to the group of interlocutors to identify challenges and understandings, lived histories and academic experiences, of teachers, students and high school students of the technical course of Fishing Resource of IFAM - Campus Manacapuru. The contextualization from the systematization of environmental knowledge and theories allowed the construction of the didactic product presented as a board game entitled "Fishing knowledge", a tool of easy access and use applicable in the school environment and in the various realities of traditional Amazonian communities. After the construction of the prototype of the game, we carried out a test phase at another research site in the municipality of Tefé, AM. This new location was chosen by the socio-environmental characteristics of historical relationship with fishing activity. Then, the validation phase returned to the subjects of IFAM - Manacapuru. Thus, the expected results include the adoption of the interdisciplinary tool; self-management of natural resources and territories; sustainable practice in amazonian lowland environments. This paper presents an Introduction with the methodological path for its construction, chapters one, two and three discuss the conceptual bases of Environmental Knowledge, Environmental Complexity, contextization of Fishing and Interdisciplinarity, in addition to the theme of Games in Education and, finally, we present the Educational Product in the form of a board game entitled "Fishing for Knowledge". The results and analyses indicate a positive experience of the methodology adopted and present feasibility of replicability, adaptation, reproduction in other contexts that require the interdisciplinary approach to contextualize the socio-environmental problem experienced at the local, regional, national and global scales. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-12-02T15:00:07Z 2022-09-20 Dissertação AMORIM, Thayana Karoliny Costa. Pescando saberes: das águas ao ensino interdisciplinar na calha do Rio Solimões. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9171 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
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