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Tese
Ensino de literatura: subjetividades docentes, formação inicial e chão de escola em uma região periférica de Manaus
Esta pesquisa se propôs a investigar, tomando a dialogia freiriana como método e partindo de uma abordagem histórico-cultural, se a compreensão crítico-reflexiva é desenvolvida na formação inicial do/a professor/a de literatura de modo a contribuir, quando de sua docência na educação básica, para...
Autor principal: | Dantas, Priscila Vasques Castro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9460408881000132, https://orcid.org/0000-0002-5459-6458 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9198 |
Resumo: |
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Esta pesquisa se propôs a investigar, tomando a dialogia freiriana como método e partindo de
uma abordagem histórico-cultural, se a compreensão crítico-reflexiva é desenvolvida na
formação inicial do/a professor/a de literatura de modo a contribuir, quando de sua docência na
educação básica, para um ensino de literatura que se faça espaço de reflexão e vozeamento. A
perspectiva crítico-reflexiva de construção do saber é aquela em que existe espaço para o
questionamento e a reflexão sobre o ordenamento das coisas, o que viabiliza a construção de
sentidos e significados. A partir dessa proposta, definiu-se, como sujeito da pesquisa, o sujeito-
professor de literatura, o qual foi observado em sua relação com o texto literário na prática
docente. Com fundamento nos pressupostos da dialogia freiriana e considerando a abordagem
histórico-cultural, os procedimentos adotados para condução da pesquisa e análise dos dados
foram a análise documental discursiva, as entrevistas individuais narrativas abertas e a
observação participante. O lugar da investigação sobre a formação inicial foi a licenciatura no
Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa – da Universidade Federal do Amazonas.
Para a investigação da prática docente, buscaram-se escolas de ensino médio da rede pública
estadual de ensino da Coordenadoria Distrital de Educação 05 da Secretaria de Estado de
Educação e Desporto. Os sujeitos acompanhados longitudinalmente na pesquisa foram dois, em
duas escolas da referida Coordenadoria. A escolha desta Coordenadoria apoiou-se no interesse
da pesquisa de investigar o ensino de literatura também em perspectiva geopolítica, em um
contexto amazônico urbano e periférico, no qual se insere a Universidade Federal do Amazonas.
Os resultados apontaram que o não desenvolvimento, durante a licenciatura, de um olhar
pedagógico da formação inicial, apoiado numa perspectiva crítico-reflexiva do ensino de
literatura, dificulta o trabalho com o texto literário no exercício da docência. O que se verificou,
em campo, é que os sujeitos enfrentam dificuldades para discutir o texto literário a partir do
contexto sócio-histórico-cultural, focando o trabalho na conceituação/periodização literária. No
desenvolvimento das ações realizadas pela pesquisa, buscou-se dirimir essas dificuldades,
estabelecendo-se um trabalho contextualizado do texto literário, desenvolvido a partir da
mediação docente pautada no diálogo com os/as estudantes, considerando suas vivências como
pontes no processo de construção do pensamento crítico-reflexivo oportunizado pelo trabalho
com a literatura. Evidenciou-se, a partir dos resultados, a necessidade de maior alinhamento
entre formação inicial e docência na educação básica, o que pode ser viabilizado tanto por meio
de ações de pesquisa e extensão quanto pela discussão e reflexão acerca do ensino de literatura
durante as aulas das disciplinas de estudos literários na formação inicial, a fim de que se
oportunize uma educação literária ativa, fundamentada na criticidade, que colabore para o
desenvolvimento da subjetividade. |