Dissertação

Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental

Os impactos ambientais causados pelas cheias na Amazônia afetam a qualidade de vida das populações que residem às margens dos rios, do Lago da Serraria e em Áreas de Preservação Permanente. Percebe-se ainda uma carência de equipamentos e ferramentas tecnológicas aplicadas ao Ensino Básico nas escola...

ver descrição completa

Autor principal: Nogueira, Valdecir Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9853210855601933
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9221
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9221
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92212023-01-04T05:03:34Z Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental Nogueira, Valdecir Santos Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/9853210855601933 http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Massabni, Vânia Galindo Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Áreas protegidas Áreas de conservação de recursos naturais Realidade virtual na educação - Inovações tecnológicas Inovações educacionais CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS Percepção ambiental Estudo do meio Áreas de preservação permanente Objeto Digital de Aprendizagem Environmental perception Middle study Permanent preservation areas Digital Learning Object Os impactos ambientais causados pelas cheias na Amazônia afetam a qualidade de vida das populações que residem às margens dos rios, do Lago da Serraria e em Áreas de Preservação Permanente. Percebe-se ainda uma carência de equipamentos e ferramentas tecnológicas aplicadas ao Ensino Básico nas escolas municipais no Ensino Fundamental, como na Escola Municipal Maria do Socorro Brito, localizada no entorno do Lago. Diante disso, buscou-se descrever as contribuições do uso de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada no processo de ensino de temáticas socioambientais do Lago da serraria em Lábrea-Am no Ensino Fundamental, buscando, caracterizar o ambiente do entorno do Lago – território/espacial e impactos gerados pelo homem; Analisar as contribuições do uso imersivo de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em atividades escolares; e desenvolver material educacional de modo a disseminar o uso de Objeto Digital de Aprendizagem abordando temáticas ambientais – história ambiental, água, resíduos. O caminho metodológico traçado a partir da abordagem da complexidade sistêmica adotou as técnicas de estudo do meio e pesquisa-ação com abordagem exploratória. Os resultados demonstraram que o Lago vem sofrendo perturbações ao longo dos anos, com acumulo de moradias em locais de risco, despejo de resíduos sólidos, resíduo hospitalar, de madeira e combustíveis, mas que teve e ainda tem função importante na vida das pessoas, pois é o local onde vivem, plantam, trabalham e pertence as suas histórias de vida; Demonstram ainda que atividades inter e transdisciplinares com uso das tecnologias digitais de Realidade Virtual e Aumenta, contribui para a motivação e produção do conhecimento de forma colaborativa, interativa contribuindo para o desenvolvimento do educando. O Produto desenvolvido possibilitará a integralização dos conhecimentos ambientais resinificando a prática de ensino das Ciências Ambientais no Ensino Fundamental e assim, contribuir para o sentimento de pertencimento à região Amazônica, para a formação do imaginário de pertencimento à região e assim, serem atores mais ativos em sua defesa das questões socioambientais. The environmental impacts caused by floods in the Amazon affect the quality of life of populations residing on the banks of rivers, Lake da Serraria and in Permanent Preservation Areas. There is also a lack of equipment and technological tools applied to Basic Education in municipal elementary schools, such as the Municipal School Maria do Socorro Brito, located around the lake. In view of this, we sought to describe the contributions of the use of Virtual and Augmented Reality tools in the teaching process of socio-environmental themes of Lago da serraria in Lábrea-Am in Elementary School, seeking to characterize the environment surrounding the Lake - territory/spatial - impacts generated by man; Analyze the contributions of the immersive use of Virtual Reality and Augmented Reality in school activities; and to develop educational material in order to disseminate the use of a Digital Learning Object addressing environmental themes – environmental history, water, waste. The methodological path traced from the systemic complexity approach, adopted the techniques of study of the environment and action research with an exploratory approach. The results showed that the Lake has been suffering disturbances over the years, with the accumulation of houses in risky places, dumping of solid waste, hospital waste, wood and fuel, but that it had and still has an important role in people's lives, because it is the place where they live, plant, work and where their life stories belong; They also demonstrate that inter and transdisciplinary activities with the use of digital technologies of Virtual and Augmented Reality, contribute to the motivation and production of knowledge in a collaborative, interactive way, contributing to the development of the student. The Product developed will enable the integration of environmental knowledge, reinforcing the practice of teaching Environmental Sciences in Elementary School and thus contribute to the feeling of belonging to the Amazon region, to the formation of the imaginary of belonging to the region and thus, to be more active actors in his advocacy of socio-environmental issues. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-01-03T14:54:58Z 2022-12-02 Dissertação NOGUEIRA, Valdecir Santos. Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Lábrea (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9221 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Áreas protegidas
Áreas de conservação de recursos naturais
Realidade virtual na educação - Inovações tecnológicas
Inovações educacionais
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Percepção ambiental
Estudo do meio
Áreas de preservação permanente
Objeto Digital de Aprendizagem
Environmental perception
Middle study
Permanent preservation areas
Digital Learning Object
spellingShingle Áreas protegidas
Áreas de conservação de recursos naturais
Realidade virtual na educação - Inovações tecnológicas
Inovações educacionais
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Percepção ambiental
Estudo do meio
Áreas de preservação permanente
Objeto Digital de Aprendizagem
Environmental perception
Middle study
Permanent preservation areas
Digital Learning Object
Nogueira, Valdecir Santos
Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
topic_facet Áreas protegidas
Áreas de conservação de recursos naturais
Realidade virtual na educação - Inovações tecnológicas
Inovações educacionais
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Percepção ambiental
Estudo do meio
Áreas de preservação permanente
Objeto Digital de Aprendizagem
Environmental perception
Middle study
Permanent preservation areas
Digital Learning Object
description Os impactos ambientais causados pelas cheias na Amazônia afetam a qualidade de vida das populações que residem às margens dos rios, do Lago da Serraria e em Áreas de Preservação Permanente. Percebe-se ainda uma carência de equipamentos e ferramentas tecnológicas aplicadas ao Ensino Básico nas escolas municipais no Ensino Fundamental, como na Escola Municipal Maria do Socorro Brito, localizada no entorno do Lago. Diante disso, buscou-se descrever as contribuições do uso de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada no processo de ensino de temáticas socioambientais do Lago da serraria em Lábrea-Am no Ensino Fundamental, buscando, caracterizar o ambiente do entorno do Lago – território/espacial e impactos gerados pelo homem; Analisar as contribuições do uso imersivo de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em atividades escolares; e desenvolver material educacional de modo a disseminar o uso de Objeto Digital de Aprendizagem abordando temáticas ambientais – história ambiental, água, resíduos. O caminho metodológico traçado a partir da abordagem da complexidade sistêmica adotou as técnicas de estudo do meio e pesquisa-ação com abordagem exploratória. Os resultados demonstraram que o Lago vem sofrendo perturbações ao longo dos anos, com acumulo de moradias em locais de risco, despejo de resíduos sólidos, resíduo hospitalar, de madeira e combustíveis, mas que teve e ainda tem função importante na vida das pessoas, pois é o local onde vivem, plantam, trabalham e pertence as suas histórias de vida; Demonstram ainda que atividades inter e transdisciplinares com uso das tecnologias digitais de Realidade Virtual e Aumenta, contribui para a motivação e produção do conhecimento de forma colaborativa, interativa contribuindo para o desenvolvimento do educando. O Produto desenvolvido possibilitará a integralização dos conhecimentos ambientais resinificando a prática de ensino das Ciências Ambientais no Ensino Fundamental e assim, contribuir para o sentimento de pertencimento à região Amazônica, para a formação do imaginário de pertencimento à região e assim, serem atores mais ativos em sua defesa das questões socioambientais.
author_additional Cavalcante, Kátia Viana
author_additionalStr Cavalcante, Kátia Viana
format Dissertação
author Nogueira, Valdecir Santos
author2 http://lattes.cnpq.br/9853210855601933
author2Str http://lattes.cnpq.br/9853210855601933
title Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
title_short Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
title_full Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
title_fullStr Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
title_full_unstemmed Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
title_sort realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9221
_version_ 1831970135921917952
score 11.753735