Dissertação

Realidade aumentada: um estudo em instituições de ensino superior do estado do Amazonas

Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vár...

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Autor principal: Santos, Nycolle Oliveira Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6088235355621185, https://orcid.org/0009-0002-3302-3340
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9848
Resumo:
Ao longo dos anos, avanços tecnológicos conhecidos como Revoluções Industriais foram fundamentais para impulsionar a industrialização global. A Indústria 4.0, que começou a ganhar destaque em 2011, na Alemanha, representa uma evolução da automação industrial ao integrar tecnologias inovadoras em vários setores da economia, inclusive na educação, modificando métodos de ensino e oferecendo oportunidades para aprimorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente através da aplicação da realidade aumentada. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a utilização da realidade aumentada sob a perspectiva dos docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior do estado do Amazonas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, que teve como base a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas fundamentadas no Modelo de Avaliação de Abordagens Educacionais em Realidade Aumentada Móvel (Evaluation model of Mobile Augmented Reality Educational Approaches - MAREEA). A análise de conteúdo demonstrou que a RA vem sendo aplicada para melhoria e aperfeiçoamento do processo educativo, principalmente na educação tecnológica, educação social e educação inclusiva. Todavia, notou-se que esta tecnologia habilitadora da I4.0 ainda não é amplamente difundida no Ensino Superior, de forma que possui lacunas a serem preenchidas, indicando uma carência significativa de investimentos tanto em infraestrutura tecnológica quanto em capacitação dos profissionais da educação para explorar plenamente o potencial da ferramenta.