Dissertação

Livros didáticos de Língua Portuguesa: refrações sobre o escopo político-ideológico e o ensino público no Amazonas

Esta pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e seu objetivo principal consistiu em analisar uma coletânea de livros de Língua Portuguesa adotados no ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus, enquanto resultado de Políticas Públicas. Ancora-se, para tanto, nos pressupos...

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Autor principal: Reis Júnior, Evandro Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8566405253847568
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9231
Resumo:
Esta pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e seu objetivo principal consistiu em analisar uma coletânea de livros de Língua Portuguesa adotados no ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus, enquanto resultado de Políticas Públicas. Ancora-se, para tanto, nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2017), assim como na Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006). Os objetivos específicos consistiram em (1) investigar os fatores que atravessam o livro didático no âmbito nacional, considerando sua constituição ideológica, política e social; (2) analisar a materialidade textual dos livros didáticos, que compõem o corpus da pesquisa, à luz dos documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa voltado ao ensino médio no âmbito nacinal e regional; (3) apreender os aspectos de constituição discursiva que sustentam os livros didáticos analisados como instrumentos de base de ensino aprendizagem, construção do conhecimento e de formação de sujeitos sociais. Como subsídio da investigação foram observados os documentos oficiais que norteiam a Educação a nível nacional e regional - Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (BRASIL, 1999); Proposta Curricular de Língua Portuguesa Para o Ensino Médio (AMAZONAS, 2012); Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) – bem como o Plano Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2018; 2020). Para além das condições de produção estrutural que incidem sobre a coletânea analisada, demarcamos a presença da função ideológica, política, econômica, didática, social e histórica na perspectiva educacional e seu reflexo e refração na prática de ensino materializada. Apreendemos assim, que os livros analisados e, por extensão, todos os livros didáticos decorrentes de políticas públicas educacionais, constituem-se como um arquivo histórico-cultural e documental valioso ao que concerne a esfera educacional e que contribuiu e contribui ativamente na formação e na promoção do ensino-aprendizagem no âmbito nacional.