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Dissertação
Livros didáticos de Língua Portuguesa: refrações sobre o escopo político-ideológico e o ensino público no Amazonas
Esta pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e seu objetivo principal consistiu em analisar uma coletânea de livros de Língua Portuguesa adotados no ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus, enquanto resultado de Políticas Públicas. Ancora-se, para tanto, nos pressupos...
Autor principal: | Reis Júnior, Evandro Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8566405253847568 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9231 |
Resumo: |
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Esta pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e seu objetivo principal
consistiu em analisar uma coletânea de livros de Língua Portuguesa adotados no ensino
médio de escolas públicas da cidade de Manaus, enquanto resultado de Políticas
Públicas. Ancora-se, para tanto, nos pressupostos teórico-epistemológicos e
metodológicos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2017), assim
como na Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006). Os objetivos específicos
consistiram em (1) investigar os fatores que atravessam o livro didático no âmbito
nacional, considerando sua constituição ideológica, política e social; (2) analisar a
materialidade textual dos livros didáticos, que compõem o corpus da pesquisa, à luz dos
documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa voltado ao ensino
médio no âmbito nacinal e regional; (3) apreender os aspectos de constituição discursiva
que sustentam os livros didáticos analisados como instrumentos de base de ensino aprendizagem, construção do conhecimento e de formação de sujeitos sociais. Como
subsídio da investigação foram observados os documentos oficiais que norteiam a
Educação a nível nacional e regional - Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio
(BRASIL, 1999); Proposta Curricular de Língua Portuguesa Para o Ensino Médio
(AMAZONAS, 2012); Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) – bem como
o Plano Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2018; 2020). Para além das condições de
produção estrutural que incidem sobre a coletânea analisada, demarcamos a presença da
função ideológica, política, econômica, didática, social e histórica na perspectiva
educacional e seu reflexo e refração na prática de ensino materializada. Apreendemos
assim, que os livros analisados e, por extensão, todos os livros didáticos decorrentes de
políticas públicas educacionais, constituem-se como um arquivo histórico-cultural e
documental valioso ao que concerne a esfera educacional e que contribuiu e contribui
ativamente na formação e na promoção do ensino-aprendizagem no âmbito nacional. |