Dissertação

A vida cabocla ribeirinha em Histórias do Rio Negro, de Vera do Val

O presente trabalho analisou os contos do livro Histórias do Rio Negro (2007), de Vera do Val, ganhador em 2008 do prêmio Jabuti, observando a vivência dos caboclos e caboclas ribeirinhos representados no texto de modo a se compreender aspectos da cultura amazônica sob os apontamentos das teorias da...

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Autor principal: Conceição, Marcio Fernandes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0133886440274327
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9264
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92642023-01-26T05:03:47Z A vida cabocla ribeirinha em Histórias do Rio Negro, de Vera do Val Cabocla riverside life in Stories of Rio Negro, by Vera do Val Conceição, Marcio Fernandes Nascimento, Cássia Maria Bezerra do http://lattes.cnpq.br/0133886440274327 http://lattes.cnpq.br/0645346199787535 Scheibe, Fernando http://lattes.cnpq.br/1588698704273280 Nascimento, Maria de Fatima do http://lattes.cnpq.br/6007359856182459 Contos brasileiros - Amazonas Caboclos (Povo brasileiro) - Usos e costumes - Literatura Literatura brasileira - Amazonas - História e crítica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura amazonense Amazônia Residualidade Literária e Cultural Vera do Val O presente trabalho analisou os contos do livro Histórias do Rio Negro (2007), de Vera do Val, ganhador em 2008 do prêmio Jabuti, observando a vivência dos caboclos e caboclas ribeirinhos representados no texto de modo a se compreender aspectos da cultura amazônica sob os apontamentos das teorias da Residualidade Literária e Cultural, a qual foi sistematizada pelo poeta e ensaísta professor Doutor Roberto Pontes (1999, 2006, 2015, 2018), aplicada nesta dissertação como instrumento de constatação da Amazônia como lugar de literatura e cultura híbrida e residual. Para isso, faz-se uma pesquisa bibliográfica aliada também às bases teóricas argumentativas de João de Jesus Paes Loureiro (2015) e de Marcos Frederico Krüger Aleixo (2011) para pensar a cultura e a literatura na Amazônia. Neste estudo crítico sobre o livro de Vera do Val, destacamos a recorrência a contos e especificidade da escrita e da escritora, acerca desse modo literário que faz Histórias do Rio Negro um livro ímpar, com seus cenários e contextos em que as mulheres são as personagens protagonistas do livro. São 26 (vinte e seis) contos que demonstram uma cultura híbrida, formada pelas relações residuais oriundas dos diversos povos habitantes da região amazônica. Nesse sentido, é enfatizada a violência residual carregada pela História da região, sobretudo as sofridas pelas mulheres. São elas que lutam para saírem da condição de exploração, muitas vezes usando a sensualidade e o sexo na busca pela ascensão social. Lutas que envolvem amor, sensualidade, morte e exploração, simbolicamente representadas pelas ações do rio e da natureza, além da cor vermelha intensa que se faz presente em alguns contos. O rio é o espaço narrativo em que se faz presente seus mistérios, poesias, lendas e local em que as personagens transitam com suas histórias de vida. El presente trabajo analizó los cuentos del libro Histórias do Rio Negro (2007), de Vera do Val, ganador en 2008 del premio Jabuti, observando la experiencia de los caboclos y caboclas ribereños representados en el texto para comprender aspectos de la cultura amazónica bajo los apuntes de la teoría de la Residualidad Literaria y Cultural que fue sistematizada por el poeta y ensayista Profesor Doctor Roberto Pontes (1999, 2006, 2015, 2018), aplicada en esta disertación como instrumento de verificación de la Amazonía como lugar de literatura y cultura híbrida y residual. Para ello, se realiza una investigación bibliográfica aliada también a las bases teóricas argumentativas de João de Jesus Paes Loureiro (2015) y Marcos Frederico Krüger Aleixo (2011) para pensar la cultura y la literatura en la Amazonía. En este estudio crítico sobre el libro de Vera do Val, destacamos la recurrencia a los cuentos y la especificidad de la escritura y de la escritora, sobre esta modalidad literaria que hace de Histórias do Rio Negro un libro único, con sus escenarios y contextos en los que las mujeres son los personajes protagonistas del libro. Son 26 (veintiséis) historias que demuestran una cultura híbrida, formada por relaciones residuales procedentes de los diversos pueblos que viven en la región amazónica. En este sentido, se destaca la violencia residual que arrastra la historia de la región, especialmente la sufrida por las mujeres. Son ellas las que luchan por salir de la condición de explotación, muchas veces utilizando la sensualidad y el sexo en la búsqueda del ascenso social. Luchas que involucran el amor, la sensualidad, la muerte y la explotación, representadas simbólicamente por las acciones del río y la naturaleza, además del color rojo intenso que está presente en algunos cuentos. El río es el espacio narrativo donde se encuentran sus misterios, su poesía, sus leyendas y el lugar por donde pasan los personajes con sus historias de vida. Podia se colocar um tutorial informado as principais partes, assim, como a biblioteca fez na questão da ficha catalográfica. Meu trabalho foi feito com muitas dificuldades, passei por crises de ansiedade, falta de foco, e quase desistir. Foi preciso ir a psicóloga para ajudar. Peguei covid, passei muito ruim com essa doença, falta de dinheiro, situações difíceis em casa, mas o importante é que de alguma forma ele esta ai. Só quero agradecer a todos que ajudaram. 2023-01-25T17:39:46Z 2021-04-15 Dissertação CONCEIÇÃO, Márcio Fernandes. A vida cabocla ribeirinha em Histórias do Rio Negro, de Vera do Val. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9264 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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