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Dissertação
Literatura infantojuvenil indígena para ensino interdisciplinar das Ciências Ambientais
A prática de leitura de narrativas da literatura infantojuvenil indígena, além de estimular o aprendizado, promovem a ampliação de conhecimentos. Tais práticas oportunizam acesso a diferentes culturas contribuindo para o respeito, a valorização e o reconhecimento da diversidade. Oferece também sa...
Autor principal: | Cardoso, Sheila Sicsú |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9002145315186764 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9301 |
Resumo: |
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A prática de leitura de narrativas da literatura infantojuvenil indígena, além de
estimular o aprendizado, promovem a ampliação de conhecimentos. Tais práticas
oportunizam acesso a diferentes culturas contribuindo para o respeito, a valorização
e o reconhecimento da diversidade. Oferece também saberes e conhecimentos
sobre formas de se relacionar com o ambiente por meio de práticas de conservação
que podem favorecer a sustentabilidade. A partir de ponderações e reflexões sobre
a atual crise ambiental surgiu a proposta de analisar narrativas da literatura
indígena, destinada a crianças e jovens. A intenção foi verificar as potencialidades
no uso interdisciplinar e contextualizado da temática ambiental, visando à
elaboração de material didático para orientação a educadores do ensino
fundamental, da prática da leitura nos anos iniciais. Nesse sentido, optamos pela
abordagem qualitativa para interpretação dos aspectos culturais e ambientais das
narrativas indígenas e das Ciências Ambientais. Adotamos a pesquisa bibliográfica
para aprimoramento dos referenciais teóricos e para identificação de orientações de
leitura ao 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa buscou descrever e explicar os
fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno investigado. Para a coleta
de dados utilizamos como técnica e método, a análise de conteúdo, categorizada
em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados
obtidos e interpretação, tendo como suporte a análise ecocrítica para atribuição de
significados entre a literatura e o ambiente. Na busca por interconexões entre as
narrativas indígenas e as Ciências Ambientais a pesquisa de campo foi
desenvolvida na Escola Estadual Santo Agostinho, no município de Lábrea, no
Amazonas, com educandos e educadora do 5⁰ ano do ensino fundamental,
mediante oficina de leitura, dividida em três etapas: leitura em voz alta e
interpretação, produção de desenho e de texto, possibilitando um diálogo
intercultural. Desse modo, foram identificadas as inter-relações das narrativas
indígenas com a temática ambiental, confirmando a importância da elaboração de
Manual didático de orientação de leitura, interligando os saberes indígenas e as
Ciências Ambientais. |