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Dissertação
Astronomia cultural: uma perspectiva de aprendizagem baseada na alfabetização científica
A Astronomia cultural investiga como o conhecimento cosmológico de diversas sociedades foi produzido a partir da estreita relação sociocultural destes povos com o céu. Essa abordagem multicultural, validada pelos documentos educacionais vigentes (Lei nº 11.645/08), possibilita a ampliação da visão q...
Autor principal: | Ribeiro, Luciene Santos |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/6427442428948666, https://orcid.org/0000-0001-7644-970X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9349 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-93492023-05-24T05:03:50Z Astronomia cultural: uma perspectiva de aprendizagem baseada na alfabetização científica Ribeiro, Luciene Santos Antunes, Ettore Paredes https://lattes.cnpq.br/6427442428948666 http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Souza Filho, Moacir Pereira http://lattes.cnpq.br/9240823312105954 https://orcid.org/0000-0001-7644-970X Astronomia - Estudo e ensino Astronomia - Observações CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Astronomia Cultural Aprendizagem de Astronomia Alfabetização Científica A Astronomia cultural investiga como o conhecimento cosmológico de diversas sociedades foi produzido a partir da estreita relação sociocultural destes povos com o céu. Essa abordagem multicultural, validada pelos documentos educacionais vigentes (Lei nº 11.645/08), possibilita a ampliação da visão que o estudante possui em relação à construção do conhecimento científico, ao considerar outros olhares a respeito da dinâmica que envolve os fenômenos astronômicos considerando a perspectiva dos povos tradicionais. Assim, a inserção de aspectos que envolvem o campo da Astronomia Cultural representa diversas possibilidades de enriquecer o ensino de ciências tornando-o mais dinâmico e significativo, além de permitir a superação da abordagem tradicional, meramente conteudista e puramente eurocêntrica. A possível dificuldade dos estudantes em compreender o comportamento dos fenômenos astronômicos aliados à necessidade de um contato mais profundo a respeito dos conceitos relacionados à astronomia dos povos tradicionais, como os indígenas, por exemplo, expõem a necessidade de uma abordagem mais significativa e pautada na relevância desses conhecimentos. Com isso, levantou-se o seguinte questionamento: como a inserção da astronomia cultural pode promover a alfabetização científica em estudantes do ensino médio? Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar quais aspectos da Astronomia Cultural são capazes de promover a aprendizagem de conteúdos da Astronomia mediados pela alfabetização científica. Portanto, a aplicação da pesquisa ocorreu na cidade de Manaus (AM), em uma turma do 2º ano do Ensino Médio regular da rede pública, composta por estudantes não indígenas, e consistiu na aplicação de um planejamento didático dividido em três momentos distintos, com foco na execução de uma oficina pautada nos asterismos do grupo indígena Tukano. Os resultados apresentados mostraram que os conhecimentos prévios dos estudantes sobre Astronomia Cultural com ênfase na astronomia desenvolvida pelos povos indígenas da etnia Tukano, eram muito superficiais. Porém, os dados coletados (por meio da entrevista semiestruturada, questionários e observação) durante e após o processo de intervenção, permitiu verificar a presença de alguns indicadores (seriação, organização, classificação, justificativa e explicação) que apontam para a inicialização do processo de alfabetização científica nos estudantes. Desta forma, a inclusão da Astronomia Cultural no currículo da educação básica revela-se como um importante recurso para favorecer a formação de um indivíduo consciente da diversidade étnica e cultural brasileira. Cultural Astronomy investigates how the cosmological knowledge of different societies was produced from the close sociocultural relationship of these peoples with the sky. This multicultural approach, validated by the current educational documents (Law nº 11.645/08), allows the expansion of the vision that the student has in relation to the construction of scientific knowledge, when considering other perspectives regarding the dynamics that involve astronomical phenomena considering the perspective of traditional peoples. Thus, the insertion of aspects that involvement in the field of Cultural Astronomy represents several possibilities to enrich science teaching, making it more encouraging and meaningful, in addition to allowing the overcoming of the traditional approach, merely content and purely Eurocentric. The possible difficulty of students in understanding the behavior of astronomical phenomena, combined with the need for a deeper contact with concepts related to astronomy of traditional peoples, such as indigenous peoples, for example, expose the need for a more meaningful approach based on these knowledge. With that, the following question is asked: how can the insertion of cultural astronomy promote scientific literacy in high school students? Thus, this research had as its main objective to investigate which aspects of Cultural Astronomy are capable of promoting the learning of Astronomy contents mediated by scientific literacy. Therefore, the application of the research took place in the city of Manaus (AM), in a class of the 2nd year of regular public high school, composed of non- indigenous students, and consisted of the application of a didactic planning divided into three distinct moments, with focus on the execution of a workshop based on the asterisms of the Tukano indigenous group. The results showed that the students' prior knowledge of Cultural Astronomy, with an emphasis on astronomy developed by indigenous peoples of the Tukano ethnic group, was very proven. However, the data collected (through semi-structured interviews, observation and observation) during and after the intervention process, verify the presence of some indicators (serialization, organization, classification, justification and explanation) that point to the initiation of the literacy process science in students. In this way, the inclusion of Cultural Astronomy in the curriculum of basic education proves to be an important resource to favor the formation of an individual aware of the Brazilian ethnic and cultural diversity. Encontrei dificuldades na área da "Licença". Achei confuso. 2023-05-23T15:22:13Z 2023-02-27 Dissertação RIBEIRO, Luciene Santos. Astronomia Cultural: uma perspectiva de aprendizagem baseada na alfabetização científica. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9349 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A Astronomia cultural investiga como o conhecimento cosmológico de diversas sociedades foi produzido a partir da estreita relação sociocultural destes povos com o céu. Essa abordagem multicultural, validada pelos documentos educacionais vigentes (Lei nº 11.645/08), possibilita a ampliação da visão que o estudante possui em relação à construção do conhecimento científico, ao considerar outros olhares a respeito da dinâmica que envolve os fenômenos astronômicos considerando a perspectiva dos povos tradicionais. Assim, a inserção de aspectos que envolvem o campo da Astronomia Cultural representa diversas possibilidades de enriquecer o ensino de ciências tornando-o mais dinâmico e significativo, além de permitir a superação da abordagem tradicional, meramente conteudista e puramente eurocêntrica. A possível dificuldade dos estudantes em compreender o comportamento dos fenômenos astronômicos aliados à necessidade de um contato mais profundo a respeito dos conceitos relacionados à astronomia dos povos tradicionais, como os indígenas, por exemplo, expõem a necessidade de uma abordagem mais significativa e pautada na relevância desses conhecimentos. Com isso, levantou-se o seguinte questionamento: como a inserção da astronomia cultural pode promover a alfabetização científica em estudantes do ensino médio? Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar quais aspectos da Astronomia Cultural são capazes de promover a aprendizagem de conteúdos da Astronomia mediados pela alfabetização científica. Portanto, a aplicação da pesquisa ocorreu na cidade de Manaus (AM), em uma turma do 2º ano do Ensino Médio regular da rede pública, composta por estudantes não indígenas, e consistiu na aplicação de um planejamento didático dividido em três momentos distintos, com foco na execução de uma oficina pautada nos asterismos do grupo indígena Tukano. Os resultados apresentados mostraram que os conhecimentos prévios dos estudantes sobre Astronomia Cultural com ênfase na astronomia desenvolvida pelos povos indígenas da etnia Tukano, eram muito superficiais. Porém, os dados coletados (por meio da entrevista semiestruturada, questionários e observação) durante e após o processo de intervenção, permitiu verificar a presença de alguns indicadores (seriação, organização, classificação, justificativa e explicação) que apontam para a inicialização do processo de alfabetização científica nos estudantes. Desta forma, a inclusão da Astronomia Cultural no currículo da educação básica revela-se como um importante recurso para favorecer a formação de um indivíduo consciente da diversidade étnica e cultural brasileira. |
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