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Dissertação
Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio
A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da...
Autor principal: | Aguiar, Cenaar Klippel |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4746812457963738, https://orcid.org/0000-0003-3439-6624 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-93622023-05-30T05:04:31Z Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio Aguiar, Cenaar Klippel Antunes, Ettore Paredes http://lattes.cnpq.br/4746812457963738 http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 Souza, Gahelyka Aghta Pantano de http://lattes.cnpq.br/6377137029784992 Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 https://orcid.org/0000-0003-3439-6624 Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino (Ensino médio) CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Mídia-educação Fake News Podcast A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica. A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto. Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias, além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis, pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o trabalho com mídia, especialmente utilizando a mídia podcast, no contexto do novo ensino possibilita a promoção da alfabetização científica, de maneira articulada ao uso dos conhecimentos químicos presente no dia a dia dos alunos, de forma que elesse tornem um instrumento de verificação da aquisição de conhecimentos e averiguação da sua ocorrência segundo os indicadores de Alfabetização Científica. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2023-05-29T18:55:33Z 2023-02-24 Dissertação AGUIAR, Cenaar Klippel. Indicadores de alfabetização científica no letramento midiático em química no contexto do novo ensino médio. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9362 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A alfabetização é mais que o simples domínio cognitivo e mecânico de técnicas de
escrever e ler. É o domínio destas técnicas em termos conscientes, implica que a
autoformação possa resultar em uma postura interferente do homem sobre seu contexto.
Acredita-se que para evitar aspectos negativos da cultura científica tem que saber interagir
de maneira consciente e cidadã, é necessário desenvolver o chamado letramento
midiático. Essa alfabetização permite conhecer e diferenciar a multiplicidade de mídias,
além de ajudar a analisar, interpretar, produzir e compartilhar seus conteúdos. O novo
ensino médio apresenta diversas mudanças para os professores, para os estudantes e para
a escola. Uma delas é em relação ao currículo, que passou a ser organizado por
competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender como o letramento
midiático pode promover a alfabetização científica (AC) a partir do Ensino da Química
com alunos do novo ensino médio na cidade de Manaus. Considerando-se tal abordagem
especificamente direcionada ao letramento midiático no novo ensino médio, destaca-se a
importância de ser alfabetizado cientificamente no mundo contemporâneo, onde
diariamente se recebe uma enxurrada de informações. O estudante precisa utilizar dos
conceitos científicos para integrar valores, e saber-fazer por tomar decisões responsáveis,
pensando nos motivos socioeconômicos, culturais, cívicos e práticos. Com isso, é
necessário contribuições para o (re)desenho de práticas e projetos mais plurais e capazes
de fomentar a (re)construção de novos modelos de ensino. A proposta desenvolvida teve
por alvo, não somente destacar conceitos sobre a temática levantada, mas também, por
meio de ensino investigativo, desenvolver habilidades cognitivas, elaboração de hipóteses
e conclusões, durante a elaboração do podcast, contribuindo para a construção do
conhecimento pelos alunos e para a promoção da Alfabetização Científica. Portanto o
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