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Dissertação
Identificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusiva
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta negativamente a aquisição e o desempenho de habilidades motoras. As dificuldades em habilidades motoras de estabilização, locomoção e manipulação são traduzidas pela morosidade, desajeitamento e/ou inaptidão no desempenho, causando interferência n...
Autor principal: | Rodrigues, Vanessa Machado |
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Outros Autores: | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F3ECD910426DD935768BA227EC14806A#, https://orcid.org/0000-0001-5006-7076 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9383 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-93832023-06-08T05:04:16Z Identificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusiva Identification of probable development coordination disorder in school schools: first insertions in the Middle Amazon region in the light of inclusive education. Rodrigues, Vanessa Machado Ferreira, Lúcio Fernandes https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F3ECD910426DD935768BA227EC14806A# http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Cavalcante Neto, Jorge Lopes http://lattes.cnpq.br/4175589263683027 Santos, João Otacílio Libardoni dos http://lattes.cnpq.br/1487941865277973 https://orcid.org/0000-0001-5006-7076 Educação inclusiva - Manaus (AM) Inclusão escolar - Manaus (AM) Psicomotricidade CIENCIAS HUMANAS Transtornos das habilidades motoras Educação inclusiva Prevalência Saúde da criança Contexto amazônico O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta negativamente a aquisição e o desempenho de habilidades motoras. As dificuldades em habilidades motoras de estabilização, locomoção e manipulação são traduzidas pela morosidade, desajeitamento e/ou inaptidão no desempenho, causando interferência nas atividades da vida diária e atividades de vida escolar. A dificuldade/incapacidade na execução de tarefas comuns a criança em idade escolar pode causar prejuízos na aprendizagem (como escrever, colorir), atraso no ano letivo, sentimentos negativos (frustração, ansiedade, depressão, entre outros), a privação de participar em atividades individuais e/ou em grupo. Nosso objetivo foi conhecer a prevalência de escolares com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC) em um município da região do Médio Amazonas. Participaram 200 escolares dos anos iniciais entre 7 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, de três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itacoatiara/AM. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Lista de Checagem do MABC-2. Os resultados indicaram que 24% foram identificadas com o pTDC e 76% dos escolares não apresentaram o indicativo de pTDC. Dentre o grupo com pTDC, 16% dos participantes investigados apresentaram pTDC moderado, enquanto 8% apresentaram o pTDC severo. Adicionalmente, identificamos no grupo com pTDC uma maior prevalência no sexo masculino e nas idades mais precoces (7 e 8 anos) com relação às idades mais avançadas (9 e 10 anos). A identificação da prevalência é o primeiro passo em busca da inclusão, por meio da orientação e auxílio às famílias e aos atores pedagógicos para o atendimento das necessidades educacionais específicas dessa população. Developmental Coordination Disorder (DCD) negatively affects the acquisition and performance of motor skills. Difficulties in motor skills of stabilization, locomotion and manipulation are translated by slowness, clumsiness and/or ineptitude in performance, causing interference in activities of daily living and school life activities. The difficulty/inability to perform tasks common to school-age children can cause impairments in learning (such as writing, coloring), delay in the school year, negative feelings (frustration, anxiety, depression, among others), deprivation of participating in individual activities and/ or in a group. Our objective was to find out the prevalence of students with probable developmental coordination disorder (pDCD) in a municipality in the Middle Amazon region. Participated 200 students from the initial years between 7 and 10 years old, of both sexes, from three schools of the municipal teaching network of the city of Itacoatiara/AM. As data collection instruments, the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) and the MABC-2 Checklist were used. The results indicated that 24% were identified with the pTDC and 76% of the students did not show the pTDC indicator. Among the pTDC group, 16% of the investigated participants had moderate pDCD, while 8% had severe pTDC. Additionally, we identified in the group with pDCD a higher prevalence in males and at earlier ages (7 and 8 years old) in relation to more advanced ages (9 and 10 years old). Identifying the prevalence is the first step towards inclusion, through guidance and assistance to families and pedagogical actors to meet the specific educational needs of this population. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-06-07T11:50:10Z 2023-01-19 Dissertação RODRIGUES, Vanessa Machado. Identificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusiva. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9383 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta negativamente a aquisição e o desempenho de habilidades motoras. As dificuldades em habilidades motoras de estabilização, locomoção e manipulação são traduzidas pela morosidade, desajeitamento e/ou inaptidão no desempenho, causando interferência nas atividades da vida diária e atividades de vida escolar. A dificuldade/incapacidade na execução de tarefas comuns a criança em idade escolar pode causar prejuízos na aprendizagem (como escrever, colorir), atraso no ano letivo, sentimentos negativos (frustração, ansiedade, depressão, entre outros), a privação de participar em atividades individuais e/ou em grupo. Nosso objetivo foi conhecer a prevalência de escolares com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC) em um município da região do Médio Amazonas. Participaram 200 escolares dos anos iniciais entre 7 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, de três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itacoatiara/AM. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Lista de Checagem do MABC-2. Os resultados indicaram que 24% foram identificadas com o pTDC e 76% dos escolares não apresentaram o indicativo de pTDC. Dentre o grupo com pTDC, 16% dos participantes investigados apresentaram pTDC moderado, enquanto 8% apresentaram o pTDC severo. Adicionalmente, identificamos no grupo com pTDC uma maior prevalência no sexo masculino e nas idades mais precoces (7 e 8 anos) com relação às idades mais avançadas (9 e 10 anos). A identificação da prevalência é o primeiro passo em busca da inclusão, por meio da orientação e auxílio às famílias e aos atores pedagógicos para o atendimento das necessidades educacionais específicas dessa população. |
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