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Dissertação
Trajetórias escolares de mulheres universitárias e a dupla jornada de trabalho
O ingresso das mulheres em atividades fora de casa ocorreu após diversas mudanças na história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além dessas atividades, algumas mulheres dec...
Autor principal: | Alves, Kristine Renata Medeiros |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0696415683431620, https://orcid.org/0000-0003-4680-1615 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9399 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-93992023-06-15T05:04:35Z Trajetórias escolares de mulheres universitárias e a dupla jornada de trabalho Alves, Kristine Renata Medeiros Albuquerque, Dayse da Silva http://lattes.cnpq.br/0696415683431620 http://lattes.cnpq.br/1158344333742804 Barbato, Silviane Bornaccosi http://lattes.cnpq.br/8809856521908528 Leitão, Consuelena Lopes http://lattes.cnpq.br/6269837680965021 https://orcid.org/0000-0003-4680-1615 Estudantes universitárias Mulheres - Educação Mulheres - Ensino profissional Girls - Education CIENCIAS HUMANAS Mulheres Universitárias Dupla jornada de trabalho Trajetórias de escolarização O ingresso das mulheres em atividades fora de casa ocorreu após diversas mudanças na história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além dessas atividades, algumas mulheres decidem estudar e cursar a universidade como uma possibilidade de construir uma carreira. Esta jornada diária é denominada de dupla jornada de trabalho e neste contexto a vida e as escolhas realizadas adquirem significados pautados nas histórias de vida e nas motivações de cada uma. Dessa forma, as trajetórias escolares no ensino superior também são marcadas por significados construídos no cotidiano. É neste contexto que esta dissertação objetivou compreender as trajetórias escolares de mulheres que cursam a universidade e o exercício da dupla jornada de trabalho e seus projetos de vida e carreira. O delineamento foi qualitativo, caracterizando um estudo transversal e compreensivo a partir de entrevistas narrativas com duas mulheres universitárias que exercem a dupla jornada de trabalho e, ainda cursam a universidade. As entrevistas foram analisadas de acordo com a Análise Temática das narrativas e com a elaboração de uma linha do tempo, que possibilitou a compreensão de diferentes eventos e momentos na vida dessas mulheres. A presente dissertação possibilitou avançar na reflexão das trajetórias de mulheres que exercem dupla jornada e cursam a universidade, os aspectos de saúde destas mulheres e os projetos de vida associados aos projetos de carreira para a elaboração de estratégias para a permanência na universidade. Dentre os resultados, as maiores dificuldades identificadas para permanecer e concluir a graduação foram a conciliação entre o curso e a vida familiar, o transporte até a universidade, a gravidez e cuidados com filhos e o distanciamento social devido a pandemia da COVID-19. The entry of women into activities outside the home occurred after several changes in history that resulted in the exercise of functions with work outside the home and with remuneration and work inside the home (domestic chores and childcare). In addition to these activities, some women decide to study and attend university as a possibility to build a career. This routine journey is called a double work shift and, in this context, life and the choices made acquire meanings based on the life stories and motivations of each one. Thus, school trajectories in higher education are also marked by meanings constructed in everyday life. It is in this context that this dissertation aimed to understand the school trajectories of women who attend the university and the exercise of the double shift of work and their life and career projects. The design was qualitative, featuring a cross sectional and comprehensive study based on narrative interviews with two university women who work a double shift and are still studying at university. The interviews were analyzed according to the Thematic Analysis of the narratives and with the elaboration of a timeline, which enabled the understanding of different events and moments in the lives of these women. The present dissertation made it possible to advance in the reflection of the trajectories of women who work a double shift and attend the university, the health aspects of these women and the life projects associated with the career projects for the elaboration of strategies for staying at the university. Among the results, the greatest difficulties identified to stay and complete graduation were reconciling the course and family life, transportation to the university, pregnancy, childcare, and social distancing due to the COVID-19 pandemic. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-06-14T13:34:47Z 2023-02-28 Dissertação ALVES, Kristine Renata Medeiros. Trajetórias escolares de mulheres universitárias e a dupla jornada de trabalho. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9399 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com
remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além
dessas atividades, algumas mulheres decidem estudar e cursar a universidade como uma
possibilidade de construir uma carreira. Esta jornada diária é denominada de dupla
jornada de trabalho e neste contexto a vida e as escolhas realizadas adquirem significados
pautados nas histórias de vida e nas motivações de cada uma. Dessa forma, as trajetórias
escolares no ensino superior também são marcadas por significados construídos no
cotidiano. É neste contexto que esta dissertação objetivou compreender as trajetórias
escolares de mulheres que cursam a universidade e o exercício da dupla jornada de
trabalho e seus projetos de vida e carreira. O delineamento foi qualitativo, caracterizando
um estudo transversal e compreensivo a partir de entrevistas narrativas com duas
mulheres universitárias que exercem a dupla jornada de trabalho e, ainda cursam a
universidade. As entrevistas foram analisadas de acordo com a Análise Temática das
narrativas e com a elaboração de uma linha do tempo, que possibilitou a compreensão de
diferentes eventos e momentos na vida dessas mulheres. A presente dissertação
possibilitou avançar na reflexão das trajetórias de mulheres que exercem dupla jornada e
cursam a universidade, os aspectos de saúde destas mulheres e os projetos de vida
associados aos projetos de carreira para a elaboração de estratégias para a permanência
na universidade. Dentre os resultados, as maiores dificuldades identificadas para
permanecer e concluir a graduação foram a conciliação entre o curso e a vida familiar, o
transporte até a universidade, a gravidez e cuidados com filhos e o distanciamento social
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