Dissertação

O protagonismo das mulheres na luta por uma educação do campo no assentamento de Vila Amazônia

Esta pesquisa se propôs compreender o protagonismo das mulheres na luta por uma educação do campo no Assentamento de Vila Amazônia no município de Parintins-AM. Enfatiza-se aqui o termo protagonismo como sinônimo de exercício de militância para o fortalecimento de uma educação de qualidade. Estudos...

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Autor principal: Rolim, Dalvina Teixeira
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/9325619186471505
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9407
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-94072023-06-20T05:04:06Z O protagonismo das mulheres na luta por uma educação do campo no assentamento de Vila Amazônia Rolim, Dalvina Teixeira Silva, Iolete Ribeiro da https://lattes.cnpq.br/9325619186471505 http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 Silva, Camila Ferreira da Gomes, Fábio Alves Educação rural - Parintins (AM) Rural education Mulheres - Educação CIENCIAS HUMANAS Educação do campo Protagonismo Mulheres Gênero Amazônia Esta pesquisa se propôs compreender o protagonismo das mulheres na luta por uma educação do campo no Assentamento de Vila Amazônia no município de Parintins-AM. Enfatiza-se aqui o termo protagonismo como sinônimo de exercício de militância para o fortalecimento de uma educação de qualidade. Estudos sob essa demanda necessitam de uma compreensão crítica e política interseccionando classe/raça e gênero como bases para construção de uma sociedade mais justa. Tomou-se como objetivos específicos 1) Identificar as trajetórias de vida das mulheres do Assentamento de Vila Amazônia; 2) Identificar as estratégias e articulações de luta das mulheres do Assentamento de Vila Amazônia para a consolidação de uma Educação do/no Campo 3) Evidenciar as contribuições e os esforços das Mulheres do Assentamento de Vila Amazônia na luta por uma Educação do/no Campo. Adotou-se uma concepção decolonial de pesquisa usando os estudos de Boaventura Santos (2009), Quijano (2005), Maldonado- Torres (2007) e Maria Lugones(2008). Para os resultados da pesquisa, foram realizadas entrevistas a partir de um roteiro estipulado, que posteriormente foram transcritas e analisadas por meio da metodologia construtiva-interpretativa, bastante utilizadas nos estudos qualitativos, dando enfoque na subjetivação dos sujeitos. Esta dissertação está articulada em quatro seções interrelacionadas; Seção I: As trilhas teórico-metodológicas da pesquisa, Seção II: Mulheres, Protagonismo, Lutas e Resistências no cenário brasileiro, Seção III: Que escola do campo? Desenhando caminhos para a superação das desigualdades e Seção IV: O Caminho da Pesquisa: Investigando o Protagonismo das Mulheres do Assentamento de Vila Amazônia, perspectivas sobre trabalho, famílias, educação, lutas e assimetria de Gênero. As reflexões propostas nesse estudo foram tecidas dialogando com a realidade da mulher do campo nos territórios amazônicos, trazendo à tona as desigualdades de gênero a partir das categorias trabalho e educação. Sabe-se que historicamente o campo é marcado por diversos estereótipos que estão alicerçados nos moldes do neoliberalismo e que encontram resistência nas lutas diárias de camponeses e camponesas das mais diversas localidades e dimensões da vida social, é necessário entender a importância dessas lutas para a constituição do território camponês e para o fortalecimento dos movimentos sociais de base. Desse modo, essa pesquisa procurou apresentar ideias para uma educação que incorpore as lutas feministas, antirracistas, que englobe as questões de gênero nos espaços do Campo, das Águas e das Florestas, compreendendo a necessidade de superação das amarras patriarcais e do sistema hegemônico capitalista vigente que produz as mazelas sociais. This research aimed to understand the role of women in the struggle for rural education in the settlement of Vila Amazônia in the municipality of Parintins-AM. The term protagonism is emphasized here as a synonym for exercising militancy for the strengthening of quality education. Studies under this demand require a critical and political understanding, intersecting class/race and gender as the basis for building a more just society. The specific objectives were: 1) To identify subservience relationships and gender inequalities that affect women in the Vila Amazônia Settlement; 2) Identify the strategies and articulations of struggle of the women of the Vila Amazônia Settlement for the consolidation of an Education of/in the Countryside 3) Highlight the contributions and efforts of the Women of the Settlement of Vila Amazônia in the fight for an Education of/in the Countryside . A decolonial research concept was adopted using studies by Boaventura Santos (2009), Quijano (2005), Maldonado-Torres (2007) and Maria Lugones (2008). For the results of the research, interviews were carried out based on a stipulated script, which were later transcribed and analyzed using the constructive-interpretive methodology, widely used in qualitative studies, focusing on the subjectivity of the subjects. This dissertation is articulated in four interrelated sections; Section I: The theoretical-methodological tracks of the research, Section II: Women, Protagonism, Struggles and Resistance in the Brazilian scenario, Section III: What rural school? Designing ways to overcome inequalities and Section IV: The Research Path: Investigating the Protagonism of Women from the Vila Amazônia Settlement, perspectives on work, families, education, struggles and gender asymmetry. The reflections proposed in this study were woven in dialogue with the reality of rural women in the Amazonian territories, bringing up gender inequalities based on the categories of work and education. It is known that the countryside is historically marked by several stereotypes that are based on the molds of neoliberalism and that find resistance in the daily struggles of peasant men and women from the most diverse locations and dimensions of social life, it is necessary to understand the importance of these struggles for the constitution of peasant territory and for the strengthening of grassroots social movements. In this way, this research sought to present ideas for an education that incorporates feminist, anti-racist struggles, which encompasses gender issues in the spaces of Campo, das Águas and das Florestas, understanding the need to overcome patriarchal ties and the current hegemonic capitalist system that feeds social ills. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior No Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM a ata de defesa que é assinada por todos, o termo de aprovação consta, mas sem assinatura. A ata segue em anexo junto com a carta 2023-06-19T17:55:05Z 2023-01-31 Dissertação ROLIM, Dalvina Teixeira. O protagonismo das mulheres na luta por uma educação do campo no assentamento de Vila Amazônia. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9407 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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