Dissertação

Memórias em pop-up: A/R/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública

Esta Dissertação é resultado do projeto de pesquisa intitulado Memórias em pop-up: A/r/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública, o qual trata de uma proposta que aproxima o conceito de memórias de Henri Bergson (2006), tendo como questão norteadora: como gerar um objeto artí...

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Autor principal: Silva, Diêmille Santos da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6065974699052673
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9420
Resumo:
Esta Dissertação é resultado do projeto de pesquisa intitulado Memórias em pop-up: A/r/tografia presente no processo criativo dos alunos da rede pública, o qual trata de uma proposta que aproxima o conceito de memórias de Henri Bergson (2006), tendo como questão norteadora: como gerar um objeto artístico conhecido como pop-up pelos estudantes, envolvendo memórias e lembranças contadas por velhos, a partir de relatos, ilustrações, pinturas, fotografias, promovida pelo encontro de gerações entre netos e avós? O objetivo é trabalhar com as categorias referentes às memórias, histórias de vida, a/r/tografia e velhice referenciadas nas obras apresentadas na primeira exposição da artista amazonense Hadna Abreu intitulada – Linhas do Tempo realizada no ano de 2013. A proposta interventiva consiste em selecionar estudantes do Ensino Fundamental II para trabalhar essas questões a partir da interação dos/as estudantes com os seus avós. Foram escolhidos/as 6 (seis) estudantes do 9ºano, oriundos/as da Escola Estadual Getúlio Vargas, local da pesquisa. A abordagem metodológica da a/r/tografia de Rita Irwin (2013), aplicadas ao processo criativo de estudantes do Ensino Fundamental II, no Componente Curricular Artes. O conceito de memórias de Bergson (2006) ajuda-nos a rememorar em formas de lembranças as memorias que são desveladas nas entrevistas feitas pelos estudantes guiados por um roteiro que foram registradas em caderno de campo. A partir desse processo, foi colocado em prática a abordagem a/r/tográfica, de Rita Irwin (2013) que permitiu o desenvolvimento de uma prática criativa onde estudantes e professor/a estabeleceram conexões em busca de uma compreensão em forma de obra de arte manifesta em um livro pop-up. A escolha metodológica é dada pela utilização de roteiro de entrevista semiestruturado onde os/as estudantes receberam, para que a entrevista não se tornasse cansativa e pudesse orientar o diálogo entre os/a jovens e velhos/as. A proposta buscou promover o encontro de gerações em meio às memórias rememoradas pelos mais velhos, a partir das produções elaboradas pelos estudantes de peças autorais expressas em pop-up com base na primeira exposição – Linhas do Tempo da artista amazonense Hadna Abreu exibida no ano de 2013. A partir dessas experiências e elaboração do processo criativo, gerou um produto final chamado pop-up, uma espécie de livro, confeccionado de forma individual e autoral com base na análise das obras da artista amazonense Hadna Abreu.