Dissertação

A língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de surdos em escolas estaduais no município de Humaitá-AM

A educação escolar de estudantes Surdos é um grande desafio, tanto para os estudantes quanto para os professores, pois ambos enfrentam inúmeros obstáculos para que se efetivem os processos de ensino e de aprendizagem. Os estudantes Surdos enfrentam dificuldades já no ingresso e, mais tarde para perm...

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Autor principal: Pessoa, Enicelmo Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0988257505165553, https://orcid.org/0000-0002-4442-8397
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9449
Resumo:
A educação escolar de estudantes Surdos é um grande desafio, tanto para os estudantes quanto para os professores, pois ambos enfrentam inúmeros obstáculos para que se efetivem os processos de ensino e de aprendizagem. Os estudantes Surdos enfrentam dificuldades já no ingresso e, mais tarde para permanecer na escola regular devido a falta de suporte necessários a estes, tais como: profissionais intérpretes, orientação e formação para os profissionais da escola. Todavia, a Língua brasileira de Sinais (Libras) precisa ser trabalhada dentro das escolas, contemplando essa comunicação entre Surdos e ouvintes, não somente entre Surdos e intérpretes, sobretudo com toda comunidade escolar, é a inclusão que se efetiva com esta ação, é a acessibilidade que tanto almejamos. Desta forma, a pesquisa intitulada “A Língua brasileira de Sinais (Libras) no processo de inclusão e escolarização de estudantes Surdos nas escolas estaduais no município de Humaitá-AM” buscou investigar como ocorre esse processo de escolarização e inclusão de estudantes Surdos neste município, especificamente, nas Escolas Estaduais: Patronato Maria Auxiliadora, Álvaro Maia e Plínio Ramos Coelho, situadas na sede do município de Humaitá-AM, quais os desafios que os educadores tem enfrentados na efetivação de uma educação de qualidade para todos? Diante disso, organizamos de forma bem simples, com a Introdução mostrando como será delineada a pesquisa, Seção 2. Educação Inclusiva: Uma perspectiva de ensino abordando a historicidade da Educação Inclusiva no Brasil, Amazonas e Humaitá onde se realiza a pesquisa, Seção 3. Formação de professores tecendo alguns critérios para essa formação, Seção 4. Percurso metodológico mostrando os passos da investigação, Seção 5. Libras como instrumento no processo de inclusão de estudantes Surdos no município de Humaitá-AM, e por fim as Considerações finais apresentando os resultados obtidos e nosso posicionamento acerca da temática seguido das referências que embasaram esta pesquisa.