Dissertação

Arte - educação Decolonial: caminhos de (re) existência amazônida na escola ribeirinha de Manaus

O presente artigo é um relato de experiência de práticas artísticas desenvolvidas na disciplina de artes de uma escola ribeirinha de Manaus. Portanto buscou-se organizar experiências de mediação artística na disciplina de artes com práticas que sirvam de elemento agregador teórico-metodológico decol...

ver descrição completa

Autor principal: Queiroz, Talita Araújo
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/3725380641631652
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9465
Resumo:
O presente artigo é um relato de experiência de práticas artísticas desenvolvidas na disciplina de artes de uma escola ribeirinha de Manaus. Portanto buscou-se organizar experiências de mediação artística na disciplina de artes com práticas que sirvam de elemento agregador teórico-metodológico decolonial de (re)existência amazônida na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento; criar experiências na arte-educação em contexto ribeirinho que contemplem o imaginário social, as expressões identitárias locais; vivenciar durante as experiências, o seu existir amazônida e o (re)existir expressivo de povos das águas e florestas; mostrar um documentário como resultado de ação efetiva das experiências em arte-educação decolonial. Com abordagens etnográficas entrelaçadas pela metodologia artógrafica, ressaltando contextos da comunidade através do diário pessoal e vivenciando o processo de pesquisa juntamente com os estudantes uma vez que, a artografia não me isenta de participar do processo. O resultado foram experiências que contribuíram para expressão identitária dos estudantes ribeirinhos numa insurgência decolonial.