Dissertação

Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio

Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala d...

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Autor principal: Martins, Paulo de Queiroz
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/9255147873411623
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9483
Resumo:
Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala de aula? O presente trabalho, pretende buscar as respostas a estas perguntas e organizá-las como uma metodologia de ensino de dramaturgia para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo partirei de minhas experiências pessoais de autoconstrução, em convívio, relacionando-as aos conceitos propostos por Dubatti e Bondía. Paralelamente, descreverei as experiências em sala de aula com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, durante o percurso de experimentação da proposta metodológica sob minha mediação. A pesquisa foi afetada pelo período pandêmico no qual o tecnovívio substituiu o convívio trazendo consequências que serão apontadas devido à sua relevância dentro do processo.